Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Santos Silva assinala 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática

Congresso decorreu em Aveiro, entre 4 e 8 de abril de 1973, e foi um dos primeiros passos a caminho do fim do Estado Novo.

Santos Silva assinala 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática

O presidente da Assembleia da República assinalou, na manhã desta terça-feira, o 50.º aniversário do III Congresso da Oposição Democrática ao Estado Novo, que decorreu entre 4 e 8 de abril de 1973, em Aveiro.

"Um momento de afirmação e união das várias correntes ideológicas e democráticas que combatiam o antigo regime", diz Augusto Santos Silva, numa mensagem publicada na rede social Twitter, acompanhada de um vídeo.

Para o presidente da Assembleia da República, comemorar este 50.º aniversário prende-se, por exemplo, que, deste acordo, "viria a resultar a apresentar de listas unitárias das eleições de 1973".

Tratou-se de "uma afirmação pública da oposição ao regime do Estado Novo". "A denúncia de que o Marcelismo significava a continuação do Salazarismo, da ditadura, e também uma afirmação da vontade e determinação de muitos portugueses em assegurar uma transição para um regime democrático", continua.

Santos Silva realça ainda que "neste congresso começaram-se já a discutir aqueles que seriam lemas fundamentais do 25 de Abril, designadamente os três Ds (Democracia, Descolonização, Desenvolvimento)".

"Por todas estas razões, sim, devemos, hoje, recordar e honrar aqueles que, em Aveiro, há 50 anos, começaram e realizaram o III Congresso da Oposição Democrática", conclui o líder da AR no vídeo.

Leia Também: "Uma das coisas que não se pode repetir é a perseguição religiosa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório