Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"Uma das coisas que não se pode repetir é a perseguição religiosa"

Assinala-se, esta sexta-feira, o Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição. Augusto Santos Silva marcou a data com uma mensagem em vídeo.

"Uma das coisas que não se pode repetir é a perseguição religiosa"
Notícias ao Minuto

08:34 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Inquisição

Esta sexta-feira, dia 31 de março, marca-se o Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição. A data foi assinalada, hoje, pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, através de uma mensagem em vídeo na rede social Twitter. 

A data, é recordado, foi "instituída por Resolução do Parlamento" e "evoca a aprovação da extinção da Inquisição em Portugal, em 1821."

"O dia 31 de março evoca o dia 31 de março de 1821, a data em que as primeiras cortes liberais - o primeiro parlamento português - extinguiram o tribunal do Santo Ofício, declarando que esse instituto bárbaro, esse flagelo da Humanidade, era incompatível com a nova ordem liberal", explica Santos Silva.

O Presidente da Assembleia honra, assim, a "memória das vítimas que a Inquisição fez em Portugal", que a "perseguição religiosa causou entre nós". 

"A nossa história é feita de coisas muito boas e também é feita de coisas más. Devemos ter consciência de umas e outras - para continuar as coisas boas que fizemos ao longo dos séculos e para garantir que não repetimos as coisas más", assinala.

E, nas palavras de Santos Silva, "uma das coisas que não se pode repetir é a perseguição religiosa". "É perseguir as pessoas só porque as suas crenças são diferentes das nossas ou só porque entendemos que as suas crenças são inaceitáveis. Isso é incompatível com a dignidade humana". 

Leia Também: Santos Silva recorre a Buda para sugerir a Ventura que esteja "calado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório