Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Desobediência". PSP justifica apreensão de ambulância com utentes

Segundo a PSP, a viatura já tinha sido fiscalizada este ano e "encontrava-se na situação de apreendida". Os utentes no interior "foram transferidos para um outro veículo".

"Desobediência". PSP justifica apreensão de ambulância com utentes
Notícias ao Minuto

18:00 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa confirmou, esta sexta-feira, que apreendeu uma viatura que efetuava o transporte de doentes não urgentes, mas garantiu que os utentes que seguiam no veículo “foram transferidos para um outro veículo que ali compareceu minutos depois”, e que a viatura já se encontrava “na situação de apreendida”, motivo pelo qual foi alvo de uma segunda apreensão.

Em causa, recorde-se, está uma ambulância dos Bombeiros do Dafundo, que transportava dois idosos, na quarta-feira. Segundo disse o comandante dos Bombeiros, Carlos Jaime, ao Notícias ao Minuto, os idosos tiveram de esperar meia hora por outra ambulância que os levasse a casa, após uma consulta no Hospital de São Francisco Xavier.

Em comunicado, enviado às redações, a PSP esclareceu que a viatura já tinha sido fiscalizada este ano e “encontrava-se na situação de apreendida, por infração ao artigo n.º 114 do Código da Estrada”, relacionado com as características dos veículos.

A autoridade acrescentou que “a entidade proprietária da viatura, ficou como fiel depositária da viatura e foi devidamente notificada que, enquanto se mantivesse a apreensão da mesma, a sua utilização a faria incorrer num crime de desobediência”.

Na quarta-feira, dia 22 de março, a viatura foi vista e fiscalizada “enquanto efetuava o transporte de doentes não urgentes, na situação de apreendida”, desobedecendo então à obrigação a que estava vinculada.

“Os doentes não urgentes que estavam a ser transportados foram transferidos para um outro veículo que ali compareceu minutos depois do início da fiscalização”, garantiu a PSP, acrescentando que a situação já “está regularizada” e  foi levantada a apreensão.

Leia Também: PSP apreende ambulância com doentes dentro. Bombeiros falam em injustiça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório