Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

PSP apreende ambulância com doentes dentro. Bombeiros falam em injustiça

Caso aconteceu em Algés, com uma viatura dos Bombeiros do Dafundo.

PSP apreende ambulância com doentes dentro. Bombeiros falam em injustiça
Notícias ao Minuto

10:52 - 23/03/23 por Natacha Nunes Costa

País Algés

Uma ambulância dos Bombeiros do Dafundo foi apreendida, na quarta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em Algés, com dois doentes no interior.

A informação, avançada pelo Jornal de Notícias e já confirmada pelo Notícias ao Minuto junto do Comandante dos Bombeiros do Dafundo, Carlos Jaime, dá conta de que os doentes eram idosos e que tiveram de esperar meia hora por outra ambulância que os levasse a casa, depois de uma consulta no Hospital São Francisco Xavier.

Ao Notícias ao Minuto, Carlos Jaime demonstrou a sua revolta perante uma situação que considera ser "injusta" e sobre a qual realça que "as entidades do Estado não se entendem".

Tudo começou no passado mês de fevereiro, altura em que "um agente da PSP", segundo o responsável do bombeiros, apreendeu a licença da viatura por esta não ter escrito "rampa para acesso a cadeira de rodas" e sim viatura "adaptada a doentes em cadeira de rodas".

O "problema de interpretação" levou Carlos Jaime a falar com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) que garantiu que a ambulância estava legal e que a polícia não podia ter apreendido os documentos.

Os Bombeiros do Dafundo informaram a PSP das informações transmitidas pelo IMTT e continuaram a andar com a viatura "até que a polícia decidisse devolver os documentos", o que acabou por não acontecer.

Na próxima segunda-feira, os Bombeiros de Dafundo têm já reunião marcada com o IMTT e com a PSP. Até lá estão sem esta ambulância de transporte de doentes não urgentes o que, segundo Carlos Jaime, "faz muita falta".

"É com grande sacrifício que vamos fazer os transportes destes doentes. Vamos fazê-lo com outras viaturas e tentar que não cheguem atrasados, mas é um grande transtorno", garantiu o responsável ao Notícias ao Minuto.

Leia Também: PSP de Almada deteve homens por tráfico de droga e posse de arma proibida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório