Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo rumou à República Dominicana (e há imagens)

Além do encontro com o homólogo dominicano, Marcelo conversou também com emigrantes portugueses. Percorra a galeria.

Notícias ao Minuto

08:17 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, rumou à República Dominicana para uma visita oficial, onde, na quinta-feira, foi recebido no Palácio Nacional, em Santo Domingo, pelo seu homólogo Luis Abinader. O chefe de Estado encontrou-se ainda com emigrantes portugueses, realçando as ideias "muito concretas" para uma "parceria" entre os dois países.

“Na cerimónia oficial de boas-vindas foram prestadas Honras Militares, com a execução dos Hinos Nacionais dos dois países e revista à Guarda de Honra. Após este momento, os dois chefes de Estado reuniram-se a sós, tendo depois esta reunião sido alargada às respetivas delegações”, começa por revelar a página da Presidência, em comunicado.

O mesmo organismo adianta ainda que, no final do encontro, “o Presidente da República e o presidente Luis Abinader assistiram à assinatura de acordos de cooperação entre os dois países, trocaram condecorações e prestaram declarações à imprensa”.

Marcelo encontrou-se ainda com membros da comunidade portuguesa na República Dominicana, no hotel El Embajador, também em Santo Domingo, realçando que a economia dominicana "é a segunda a crescer mais em toda a América Latina e nas Caraíbas" e mostrando-se impressionado com as propostas setoriais de cooperação avançadas nas conversas bilaterais desta visita, com "ideias já muito concretas"

No seu entender, os dominicanos "gostam da ideia de ter Portugal com um especial papel, e de encontrar soluções para favorecer a posição portuguesa, para equilibrar" com outros países, para "uma diversificação".

Recorde-se que o chefe de Estado realizou esta visita oficial à República Dominicana antes de participar na 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo, em Santo Domingo, onde estará com o primeiro-ministro, António Costa.

No Congresso Nacional dominicano, o Presidente da República foi aplaudido ao prometer que Portugal "trabalhará para aproximar a União Europeia da República Dominicana" e para que "os dominicanos tenham o mesmo acesso à Europa que têm outros países latino-americanos".

Percorra a galeria.

Leia Também: República Dominicana avançou ideias "muito concretas" para "parceria"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório