Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

MP abre inquérito a explosão? "Mal seria se não o fizesse", diz Marcelo

Presidente da República reagiu com naturalidade à abertura da investigação à explosão que ocorreu na quinta-feira no campo militar de Santa Margarida.

MP abre inquérito a explosão? "Mal seria se não o fizesse", diz Marcelo

O Presidente da República reagiu com naturalidade à abertura de um inquérito, por parte do Ministério Público, à explosão de quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, que provocou um morto e cinco feridos. "Mal seria se não o fizesse", afirmou Marcelo de Rebelo Sousa aos jornalistas, ao final do dia desta sexta-feira.

De visita ao Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, para onde serão transferidos dois dos feridos - os que estavam em Coimbra - com a ministra da Defesa Nacional, o chefe de Estado foi questionado sobre abertura da investigação, confirmada hoje pela a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Isso é quase de 'chapa'", afirmou. "Mal seria se não o fizesse. Fez sempre nos poucos casos em que isso ocorreu. Não há nada de anómalo ou de patológico nisso."

O Presidente da República, que já tinha visitado hoje três dos cinco militares que ficaram feridos na explosão ocorrida no Campo Militar de Santa Margarida, afirmou que, "tal como hoje de manhã", encontrou os militares "num estado físico de recuperação positivo, o que permite, aliás, que o primeiro deles esteja a chegar" ao Hospital das Forças Armadas e que o segundo chegue "porventura amanhã".

"Só fica [em Coimbra] o que tem de ter uma pequena intervenção cirúrgica", adiantou, acrescentando que estão todos a recuperar "fisicamente muito bem" e que "as preocupações que havia ontem não tinham fundamento".

Na ótica de Marcelo, "cada um dos cinco tem feitios diferentes", mas "estão a reagir fisicamente muito bem àquilo que aconteceu".

"Essa é a boa notícia", aponta. "A má notícia é que sabem, infelizmente, da vítima mortal."

A explosão ocorrida na quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, distrito de Santarém, provocou um morto, dois feridos graves e três feridos ligeiros, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo o Comando Sub-regional do Médio Tejo, o alerta foi recebido às 16h49 e para o local (no distrito de Santarém) foram enviados 35 operacionais, 12 veículos e um helicóptero do INEM.

A fonte do INEM referiu que, além do helicóptero, o instituto mobilizou duas viaturas médicas e sete ambulâncias afetas aos bombeiros.

Em comunicado divulgado entretanto, o Exército referiu que ocorreu uma "explosão inadvertida" durante uma operação de desativação de explosivos, cerca das 16h40, e anunciou a abertura de um processo de averiguações.

[Notícia atualizada às 20h08]

Leia Também: MP abre inquérito sobre explosão no Campo Militar de Santa Margarida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório