Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Feridos da explosão de Santa Margarida estáveis. Vão ser transferidos

Os dois militares considerados feridos graves na explosão ocorrida quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida encontram-se estáveis e vão ser transferidos durante o dia de hoje do Hospital Universitário de Coimbra para outra unidade de saúde.

Feridos da explosão de Santa Margarida estáveis. Vão ser transferidos
Notícias ao Minuto

13:39 - 03/03/23 por Lusa

País Hospital

A informação foi adiantada à agência Lusa pelo gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, após a avaliação efetuada cerca das 12h00, que dá a situação clínica dos soldados como "estável".

Uma explosão no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, no distrito de Santarém, provocou quinta-feira à tarde um morto e cinco feridos, dois graves e três ligeiros.

Os dois feridos mais graves foram transportados para o Hospital Universitário de Coimbra com lesões ao nível da audição, com zumbidos associados à explosão, e ao nível da pele, como na face, pelo impacto e por terem sido projetados.

Ainda na quinta-feira, o Exército abriu um processo de averiguações à "explosão inadvertida" ocorrida durante uma operação de desativação de explosivos, anunciou o ramo.

Em comunicado, o Exército referiu que ocorreu uma "explosão inadvertida", cerca das 16h40, durante uma operação de desativação de engenhos explosivos, que estava a ser realizada por uma equipa de desativação do Regimento de Engenharia N.º1 "para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes".

A operação foi realizada "no âmbito do Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida", lia-se na nota.

Num balanço também realizado perto das 20h00 de quinta-feira, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância disse aos jornalistas que o incidente ocorreu quando uma máquina estava a fazer a inativação de explosivos, sendo que esta ficou destruída.

Leia Também: Exército expressa pesar por vítima de "explosão inopinada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório