Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Um morto e 5 feridos em explosão em Santa Margarida. Exército averigua

Para o local foram mobilizados 35 operacionais, doze veículos e um meio aéreo. Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Santos Silva já reagiram ao sucedido.

Um morto e 5 feridos em explosão em Santa Margarida. Exército averigua
Notícias ao Minuto

17:40 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Santarém

A explosão "inopinada" ocorrida esta quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, no distrito de Santarém, fez um morto e cinco feridos.

O alerta, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foi dado às 16h49. Para o local, às 18h35, continuavam mobilizados 40 operacionais, 15 veículos e um meio aéreo.

O Exército confirmou através de um comunicado, que "no decorrer da operação de desativação de engenhos explosivos, ocorreu uma explosão inadvertida, da qual resultou um morto e cinco feridos".

Numa nota seguinte, este ramo das Forças Armadas alterou a 'classificação' da explosão para "inopinada" e acrescentou ainda que "os cinco militares feridos encontram-se com um quadro clínico estável".

"No decorrer da operação de inativação de engenhos explosivos ocorreu uma explosão inopinada, da qual resultou 1 morto e 5 feridos (2 feridos graves, evacuados por via aérea para o Hospital Universitário de Coimbra; 3 feridos evacuados por via terrestre para o Hospital de Abrantes)", podia ler-se.

O Exército adiantou também que "foi prestado apoio médico pelo Serviço de Saúde Militar" e "foi ativada uma equipa de apoio psicológico do Centro de Psicologia Aplicada do Exército". "A Polícia Judiciária Militar tomou conta da ocorrência" e "foi aberto um processo de averiguações".

Em declarações aos jornalistas, já na noite de quinta-feira, o segundo-comandante dos Bombeiros de Constância adiantou que o militar que morreu na sequência da explosão em Santa Margarida era sargento-ajudante e tinha 47 anos.

Contactado inicialmente pelo Notícias ao Minuto, o Comando Subregional do Médio Tejo da Proteção Civil confirmou a ocorrência da explosão, mas não adiantou mais detalhes acerca de potenciais vítimas ou danos materiais.

Marcelo "solidário" com vítimas de "grave acidente". Costa lamenta incidente

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi o primeiro a reagir, esta quinta-feira, avançando que ocorreu um "grave acidente" no campo militar de Santa Margarida, no concelho de Constância.

Numa nota, publicada no site da Presidência da República, foi informado que "o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas acabou de ter conhecimento do grave acidente ocorrido, esta tarde, no campo militar de Santa Margarida".

Segundo a nota, Marcelo "já falou" com a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército, o general Eduardo Mendes Ferrão, e acompanha "solidariamente as vítimas desse acidente e seus familiares, enquanto decorrem as operações a cargo das entidades competentes".

O Presidente garantiu ainda que vai visitar, "logo que possível", os militares feridos na sequência de um acidente.

o primeiro-ministro reagiu aos jornalistas durante a tarde. "Temos a lamentar as vítimas e uma palavra de conforto às suas famílias", disse António Costa. Também o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, lamentou o acidente e manifestou a sua solidariedade para com as famílias das vítimas e o Exército.

[Notícia atualizada às 20h50]

Leia Também: Arguido por queima que se descontrolou em Vila Real

Recomendados para si

;
Campo obrigatório