Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Adesão ao referendo em Benfica ao nível de eleições europeias

Cerca de 1.800 eleitores recenseados em Benfica votaram até às 11h00 de domingo no referendo sobre o alargamento do estacionamento pago naquela freguesia lisboeta, avançou o presidente da autarquia, sublinhando que a adesão está alinhada com a de eleições europeias.

Adesão ao referendo em Benfica ao nível de eleições europeias
Notícias ao Minuto

15:34 - 12/02/23 por Lusa

País Referendo

"Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada de Benfica?" é a questão que os moradores de Benfica estão a responder no referendo que está a decorrer em escolas da freguesia e no qual podem votar os 30.000 eleitores ali recenseados.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, disse que a afluência às assembleias de voto "está a decorrer muito bem".

"Estamos muito satisfeitos. Estamos alinhados com aquilo que é normalmente o número de votantes numa eleição europeia", disse o autarca, observando que este é o primeiro referendo local na cidade de Lisboa e o sexto à escala nacional em 50 anos de democracia.

Ricardo Marques adiantou que até às 11h00 tinham votado aproximadamente 1.800 dos inscritos, mas sublinhou que o número "subiu muito", entretanto, porque a partir daquela hora até às 13h00 é sempre um dos períodos com maior afluência.

"As escolas estão agora com muita gente [às 12h45], já temos mesas a atingir os 300 eleitores por mesa, temos 25 mesas, é fácil fazer a conta", comentou.

O autarca destacou ainda a atitude "muito participativa" dos eleitores que manifestam a sua satisfação por lhes ter sido "devolvida a voz".

"Isso é algo muito interessante que eu tenho sentido", disse, considerando que estão a dar "um passo muito importante naquilo que é uma aproximação da relação de confiança entre o poder político" e os cidadãos.

"É algo que nos dias de hoje não tem estado tão bem, infelizmente, e, portanto, aqui estamos a fazer um caminho muito interessante", declarou.

Questionado se a adesão ao referendo vai ao encontro das suas expectativas, Ricardo Marques disse que "é um otimista": "Eu estava a contar com uma participação acima dos 8.000 eleitores, se continuarmos nesta tendência, e como a tarde tem sempre um bocadinho mais de eleitores, eu penso que a gente consiga chegar perto dos 7.500, 8.000 eleitores, o que é muito bom e é muito expressivo quando numas eleições legislativas temos cerca de 50% de abstenção, algo que temos que combater".

O resultado de um referendo é vinculativo se participarem mais de metade dos eleitores inscritos.

Na sexta-feira, a EMEL escusou-se a revelar se respeitará o resultado do referendo deste domingo, para não "influenciar o debate".

Numa resposta enviada à Lusa, a empresa explicou estar integrada no setor público empresarial e "especialmente vinculada e comprometida com o dever de isenção imposto pelo regime jurídico do referendo local".

"Não querendo, podendo e devendo, por qualquer forma, influenciar o debate e a campanha eleitoral", pode ler-se na resposta, rejeitou pronunciar-se sobre o assunto antes da realização do referendo.

Leia Também: Referendos são vinculativos se votarem "mais de metade dos eleitores"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório