Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Não parece haver vítimas portuguesas nem na Turquia, nem na Síria"

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria.

"Não parece haver vítimas portuguesas nem na Turquia, nem na Síria"

"O Presidente da República lamenta as vítimas do terramoto desta manhã, tendo enviado uma mensagem solidária ao Presidente Erdogan da Turquia", pode ler-se numa nota publicada no site da presidência na manhã desta segunda-feira. 

"De acordo com as informações disponíveis, neste momento, não parece haver vítimas portuguesas nem na Turquia, nem na Síria", pode ainda ler-se. 

Recorde-se que um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta madrugada, o sul da Turquia e o norte da Síria. 

Foi um dos terramotos mais fortes a atingir a Turquia em mais de 100 anos e houve réplicas por toda a região, derrubando prédios e levando a população a fugir para as ruas.
 
O sismo ocorreu logo após as 4h (1h em Lisboa) da manhã de segunda-feira, a 23 quilómetros a leste de Nurdagi, província de Gaziantep, com uma profundidade de 24,1 quilómetros, segundo informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia-Síria, e o terramoto foi sentido em vários países da região, incluindo na Síria e no Líbano.

O número de mortes, que é atualizado constantemente, continua a aumentar e já vai em mais de 1.200 vítimas.
  

Leia Também: Costa e Santos Silva reforçam solidariedade do país com Turquia e Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório