Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Costa e Santos Silva reforçam solidariedade do país com Turquia e Síria

"Portugal está solidário e disponível para ajudar" as vítimas do sismo que abalou a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira, garantiu o primeiro-ministro no Twitter,

Costa e Santos Silva reforçam solidariedade do país com Turquia e Síria
Notícias ao Minuto

10:15 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

País Sismo na Turquia

"Foi com consternação que tomei conhecimento do terramoto que assolou a Turquia e a Síria. Os meus pensamentos estão com as famílias das vítimas e com todos os afetados pelo desastre. Portugal está solidário e disponível para ajudar, em coordenação com os nossos parceiros", disse o primeiro-ministro, António Costa, no Twitter.

Costa referia-se às vítimas do sismo que abalou a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira, que vitimou, pelo menos, 600 pessoas.

Também o presidente da Assembleia da República enviou, através da mesma rede social, uma mensagem a estas vítimas. "Toda a solidariedade com os povos turco e sírio, vítimas do terrível terramoto que atingiu os seus países", disse Augusto Santos Silva.

O último balanço provisório de vítimas aumentou para 641 mortos, sendo que as autoridades alertam que o número pode ser ainda mais grave devido ao grau de destruição.

O sismo ocorreu logo após as 4h (1h em Lisboa) da manhã de segunda-feira, a 23 quilómetros a leste de Nurdagi, província de Gaziantep, com uma profundidade de 24,1 quilómetros, segundo informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia-Síria, e o terramoto foi sentido em vários países da região, incluindo na Síria e no Líbano.

Leia Também: Ucrânia "pronta para prestar assistência necessária" à Turquia após sismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório