Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Funchal instala Conselho Municipal para a Igualdade de Género

A Câmara do Funchal, na Madeira, instalou hoje o Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação, um órgão consultivo que tem como conselheiros municipais Rubina Leal e Ferdinando Jardim.

Funchal instala Conselho Municipal para a Igualdade de Género
Notícias ao Minuto

17:55 - 31/01/23 por Lusa

País Câmara do Funchal

Numa cerimónia que decorreu hoje nos Paços do Concelho do Funchal foram empossados como conselheiros municipais Rubina Leal (figura externa) e Ferdinando Jardim (figura interna).

Rubina Leal (PSD) é atualmente vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e já foi anteriormente secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, entre 2015 e 2017, tendo renunciado ao cargo para se candidatar à presidência da Câmara do Funchal.

Já Ferdinando Jardim é diretor do departamento de Educação e Valorização Social da autarquia, presidida pelo social-democrata Pedro Calado.

"Pretendemos fazer um trabalho exemplar e que nos orgulhe a todos", salientou Pedro Calado, reconhecendo, porém, que "há um longo caminho a percorrer, sobretudo um trabalho de aproximação, de mentalização e de formação nas escolas, um trabalho de preparação para uma cidadania diferente".

O autarca sublinhou a importância de envolver a sociedade civil no tema da igualdade de género, defendendo que "é uma causa de toda a sociedade, acima de quaisquer interesses partidários ou quaisquer outros".

Segundo a Câmara do Funchal, o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação que será aprovado pela Assembleia Municipal em fevereiro, onde a coligação PSD/CDS-PP tem maioria, vai permitir criar a figura jurídica de conselheiro honorário, função a ser desempenhada por Guida Vieira.

O Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação, presidido pela vereadora da Educação e Cidadania, Helena Coelho, conta com a presença de todos os partidos representados na Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, instituições, associações e pelo Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP).

Leia Também: Arquivado processo de alunos impedidos de frequentar aulas de Cidadania

Recomendados para si

;
Campo obrigatório