Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Portugal transplantou 814 órgãos em 2022 (e atingiu novo recorde)

Portugal transplantou 814 órgãos em 2022 e atingiu um novo recorde ao realizar 76 transplantes de pulmão, revelou, esta sextao ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Portugal transplantou 814 órgãos em 2022 (e atingiu novo recorde)
Notícias ao Minuto

14:57 - 20/01/23 por Lusa

País Transplante

"Em 2022 foram transplantados 814 órgãos em Portugal [dos quais] 476 são transplantes de rim. É normal que assim seja, mas nós atingimos um recorde no transplante pulmonar. Fizemos 76 transplantes de pulmão, em Portugal, e esse é mesmo o maior número de sempre nesta área específica", afirmou hoje o ministro, à margem das Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos, que estão a decorrer em Coimbra.

Na sequência dos dois anos de pandemia provocada pela covid-19 - 2020 e 2021 -, em que os hospitais estavam "de tal forma pressionados" que esta atividade se reduziu um pouco, o ano de 2022 foi "um ano bom para a transplantação de órgãos em Portugal".

"Somos um dos países que, em relação à população, mais transplanta no mundo", lembrou o governante.

Manuel Pizarro referiu que tem a expectativa de que, nos próximos anos, seja possível, "aumentar o número de transplantes".

O país está a recuperar da quebra provocada pela pandemia, mas ainda não atingiu os números de 2019.

"Espero que 2023 seja o ano em que vamos libertar-nos desta pandemia e recuperar plenamente a nossa capacidade de transplantação de órgãos", frisou.

O ministro da Saúde confessou que ainda é necessário tornar o tema da transplantação "mais visível", o que irá "potenciar mais a possibilidade haver maior doação de órgãos".

"Com maior doação de órgãos, poderá haver mais transplantação de órgãos e mais transplantação de órgãos significa literalmente isto: mais vidas salvas e mais pessoas com muito melhor qualidade de vida".

Manuel Pizarro, na sua intervenção em Coimbra, aproveitou para agradecer a todas as instituições e profissionais que no seu dia-a-dia constroem este "caso de sucesso que é a transplantação em Portugal".

O governante manifestou ainda a sua total "solidariedade" para com as medidas "que sejam necessárias tomar, no plano legislativo, organizativo e financeiro para assegurar que esta atividade possa ainda crescer".

Leia Também: Covid-19. Restrições a viajantes vindos da China avaliada no fim do mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório