Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Unidade de Saúde do Norte Alentejano com mais de 20 milhões para investir

Mais de 20 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos em obras e equipamentos no hospital de Portalegre e centros de saúde da região, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Unidade de Saúde do Norte Alentejano com mais de 20 milhões para investir
Notícias ao Minuto

16:39 - 04/01/23 por Lusa

País Saúde

"Temos em agenda e em curso projetos acima de 20 milhões de euros, nos próximos dois anos", disse à agência Lusa, Raul Cordeiro, vogal do conselho de administração da ULSNA.

Em destaque, o mesmo responsável colocou a obra que arrancou recentemente e que visa dotar o hospital de Portalegre de uma nova Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

A empreitada ascende a quase a "sete milhões de euros", contando com os equipamentos, e tem um prazo de execução de 480 dias, disse o vogal da ULSNA, entidade gestora das unidades hospitalares de Portalegre e de Elvas e dos 16 centros de saúde do distrito.

"Esta obra nova é para substituir a atual UCI", que tem "cinco camas de cuidados intensivos e outras cinco de cuidados intermédios", referiu.

Por seu turno, a nova unidade "vai ter 14 camas de cuidados intensivos" e contar ainda com uma valência de isolamento para doenças respiratórias, podendo, no total, atingir um máximo de capacidade que "ronda as 20 camas", explicou.

Raul Cordeiro indicou ainda que a nova UCI está a ser construída no edifício onde se realizam as consultas externas, num novo piso, tendo o projeto sido desenvolvido no âmbito do programa nacional do Governo para o reforço da resposta em Medicina Intensiva.

Além disso, a ULSNA espera inaugurar, já na próxima terça-feira, o novo banco de sangue do hospital de Portalegre, que contou com um investimento de "cerca de 500 mil euros".

A obra para instalar, posteriormente, naquela unidade hospitalar uma área dedicada à Ressonância Magnética é outro dos projetos 'em carteira' da ULSNA, num investimento de "1,2 milhões de euros", devendo a mesma ficar concluída ainda este semestre, revelou a mesma fonte.

Raul Cordeiro disse esperar também que, até ao final do ano, a ULSNA consiga inaugurar os renovados serviços de Pediatria e de Ortopedia naquele hospital, num investimento de "cerca de dois milhões de euros".

O vogal do conselho de administração da ULSNA indicou ainda que a Unidade de Saúde Familiar (USF) Portus Alacer, que está situada no Centro de Saúde de Portalegre, vai ser transferida para um bairro da cidade, mais precisamente o bairro dos Assentos.

A empreitada, que deverá arrancar "nos próximos dias", tem um prazo de execução de cerca de um ano, num investimento que "ronda um milhão de euros", indicou.

A realização de diversas obras de requalificação e de raiz em centros de saúde e extensões de saúde em vários concelhos do distrito de Portalegre está igualmente projetada pela ULSNA.

"Temos mais obras para lançar [no âmbito do] Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e obras do programa Portugal 2020, em várias localidades do distrito", afiançou Raul Cordeiro.

De acordo com o responsável, vão decorrer obras de requalificação e de raiz em centros de saúde e extensões nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Ponte de Sor, Crato, Nisa, Campo Maior, Gavião, Avis e Marvão.

Leia Também: Resolver problemas do SNS passa por "melhorar condições de trabalho"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório