Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

LBP lamenta reforço anunciado pelo INEM com "meios que já existem"

Reforço anunciado pelo INEM é feito com ambulâncias de Bombeiros e da Cruz Vermelha.

LBP lamenta reforço anunciado pelo INEM com "meios que já existem"
Notícias ao Minuto

15:42 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

País LBP

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou, esta segunda-feira, que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tenha anunciado um reforço de meios que "já existem".

Esta reação surge depois de, no domingo, o INEM ter anunciado um reforço da sua capacidade de resposta com 37 meios para a época de outono/inverno.

"A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta que o INEM anuncie reforço de meios para o socorro durante os próximos meses que afinal já existem. O INEM não reforça quaisquer meios próprios e conta apenas com os bombeiros para isso", lê-se, numa publicação divulgada através da página oficial de Facebook da LBP, liderada por António Nunes.

"Em abono da verdade as ambulâncias já existem nos bombeiros e mudam apenas de nome, de reserva para posto de emergência médica (PEM). A diferença está apenas na modalidade de pagamento por esse serviço. Com estas medidas, que não constituem reforços, o INEM está ainda assim a poupar dinheiro", acrescenta.

Sublinhe-se que o reforço anunciado pelo INEM, para garantir "uma resposta mais eficaz" em situações de acidente ou doença súbita, é feito com recurso a ambulâncias da Cruz Vermelha e de corporações de bombeiros, que passam da reserva a postos de emergência médica. Também o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar classificou este anúncio como uma "estratégia de marketing do INEM", referindo que "não há mais ambulâncias, nem há mais profissionais".

Leia Também: Banda Sinfónica da PSP atua em Lisboa já na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório