Apreendidas mais de duas toneladas de produtos impróprios para consumo
A operação internacional foi realizada pela Europol entre dezembro de 2021 e maio de 2022, com o objetivo de combater o comércio de produtos alimentares contrafeitos, adulterados e não conformes.
© iStock
A Autoridade Tributária e Aduaneira revelou esta sexta-feira que, através de uma operação internacional da Europol, realizada entre dezembro de 2021 e maio de 2022, foram impedidas de entrar em Portugal 2,5 toneladas de produtos alimentares em situação irregular, suplementos alimentares e medicamentos falsamente declarados como suplementos alimentares.
A entidade, numa nota publicada no Facebook, deu conta que a operação, com o objetivo de combater o comércio de produtos alimentares contrafeitos, adulterados e não conformes, retirou do mercado global um total de 26.800 toneladas de produtos alimentares ilícitos e 15 milhões de litros de bebidas alcoólicas.
A operação 'OPSON XI' contou com a participação de 26 países.
Já em agosto, a Autoridade Tributária e Aduaneira tinha dado conta que as autoridades europeias tinham detido 12 pessoas, apreendidas 1.150 toneladas de pesticidas falsificados e desmantelaram uma instalação dedicada ao fabrico de produtos fitofarmacêuticos ilegais.
A operação, denominada 'SILVER AXE' e coordenada pela EUROPOL, tinha decorrido entre 25 de janeiro e 25 de abril e envolveu autoridades de 31 países, dos quais 25 estados-membros da União Europeia, entre os quais Portugal.
Leia Também: Alijó. Apreendidos de mais de 14 mil litros de bebidas alcoólicas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com