Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Tornado afeta Alcântara e causa danos em edifício do Banco Alimentar

Tratou-se de "uma supercélula, que passou com bastante atividade e fez um movimento rotacional que terá resultado na imagem semelhante a um funil", explica o IPMA.

Notícias ao Minuto

18:04 - 08/11/22 por Lusa

País Mau tempo

A zona de Alcântara, em Lisboa, foi hoje afetada por "um tornado de fraca intensidade", que causou danos no telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, confirmaram fontes oficiais.

Patrícia Marques, meteorologista de serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou ter-se tratado de "uma supercélula, que passou com bastante atividade e fez um movimento rotacional que terá resultado na imagem semelhante a um funil".

O "fenómeno de vento extremo" foi detetado pelos dados de radar do IPMA e teve "curta duração no tempo".

A meteorologista referiu que o país está a ser atravessado "por uma superfície frontal fria com bastante atividade", que está a fazer o percurso Lisboa-Castelo Branco, no caminho para Espanha.

O fenómeno registou-se "só em Alcântara" e foi depois "algo esbatido", adiantou Patrícia Marques, precisando que o IPMA não tem conhecimento de mais estragos.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa adiantou que na freguesia de Alcântara, a segunda da cidade mais afetada pelo mau tempo verificado hoje, voou parte do telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, na Avenida de Ceuta.

"Parte da cobertura foi parar à linha de comboio", acrescentou Margarida Castro Martins.

Nesta freguesia foram também registadas "várias inundações" em espaços públicos e privados, bem como "diversas quedas de árvores", causando "bastantes danos em viaturas".

O escritor Afonso Reis Cabral também partilhou, na sua página de Facebook, um vídeo que mostra um tornado a passar por aquela zona de Lisboa. Nas imagens, gravadas ao início da tarde de hoje, é possível ver o vento a levantar-se e a 'levar pelo ar' vários objetos.

Pode ver o momento na galeria acima.

Leia Também: Chuva torrencial gera confusão nas ruas de Lisboa e internet não perdoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório