Ainda não está para breve o regresso de Luuk de Jong aos relvados. O avançado neerlandês de 35 anos lesionou-se há mais de um mês, durante um jogo-treino com o Lusitânia de Lourosa, e desde então tem estado arredado das escolhas de Francesco Farioli, situação que se vai manter durante mais algum tempo, apurou o Desporto ao Minuto.
Segundo as informações recolhidas, Luuk de Jong tem estado a evoluir favoravelmente, mas uma lesão como uma entorse no joelho requer tempo e paciência.
O experiente avançado dos Países Baixos tem-se mostrado muito dedicado nos trabalhos de recuperação e a equipa médica do FC Porto entende que a sua evolução está a ocorrer dentro do tempo previamente estabelecido.
No entanto, e por conta da gravidade da lesão no joelho esquerdo, o regresso ao relvado e ao trabalho com bola ainda está longe de acontecer, pelo que o ex-PSV continuará a ficar fora das escolhas do FC Porto nos próximos jogos.
Golo em Alvalade
Perante este cenário, Farioli terá de continuar a arranjar alternativas para ir gerindo os minutos de Samu, o habitual titular na frente de ataque. De Jong revelou-se muito útil no arranque da temporada, participando nos quatro primeiros jogos e marcando, inclusive, um golo na visita ao Sporting (2-1), em Alvalade.
No entanto, e já na pausa internacional para os compromissos das seleções, registada em setembro, o gigante neerlandês ficou no Olival e acabaria por contrair uma lesão num jogo-treino.
Desde então, De Jong tem estado entregue aos cuidados do departamento médico do FC Porto, tendo já falhado os embates com Nacional, Rio Ave, RB Salzburgo, Arouca, Estrela Vermelha e Benfica.
A grande surpresa de AVB
Vale recordar que Luuk de Jong foi mesmo a grande surpresa preparada por André Villas-Boas no jogo de apresentação aos sócios do FC Porto contra o Atlético de Madrid.
O presidente portista fez anunciar a contratação do goleador neerlandês, evitando qualquer tipo de fuga de informação, apanhando adeptos e imprensa totalmente de surpresa.
A chegada de De Jong à cidade do Porto aconteceu de forma muito discreta, sendo o seu empresário a recolher as bagagens e com o FC Porto a inscrever o atleta na equipa... de andebol.
Poucas horas depois aconteceria o anúncio mais inesperado no Estádio do Dragão com Luuk de Jong a subir ao relvado perante a euforia das bancadas.
Uma surpresa no estádio do Dragão
— sport tv (@sporttvportugal) August 3, 2025
Luuk de Jong é apresentado como reforço do FC Porto 🇳🇱#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #FCPorto #AtleticodeMadrid pic.twitter.com/st4jg1l07E
O novo camisola 26 do FC Porto estava, assim, apresentado depois de assinar um vínculo válido por uma temporada (com uma cláusula que permite prolongá-lo por mais uma época, se ambas as partes assim o entenderem).
Gul 'esfrega as mãos'
No futebol diz-se que o azar de uns é a sorte de outros. Nada poderia assentar melhor a Deniz Gul, avançado turco que tem vindo a ganhar minutos com Farioli desde a lesão de De Jong.
Depois de ficar no banco de suplentes nos três primeiros jogos desta nova temporada, o jogador de 21 anos foi recebendo oportunidades quase sempre na condição de suplente utilizado, sendo titular contra o Estrela Vermelha.
Pelo meio, marcou diante do Arouca e foi recebendo elogios por parte do técnico italiano que, certamente, irá continuar a apostar em Deniz Gul na ausência de De Jong.
Leia Também: Alan Varela atinge marca 'redonda' no FC Porto e deixa 'farpa' ao Benfica