Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Marcelo lamenta a morte do "histórico" editor Mário de Moura

O Presidente da República enviou "sentidos pêsames" à família do editor.

Marcelo lamenta a morte do "histórico" editor Mário de Moura
Notícias ao Minuto

16:03 - 05/11/22 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, este sábado, a morte de Mário de Moura, “um dos históricos editores portugueses e um dos mais longevos”, e enviou “sentidos pêsames” à família.

“Fundador, entre outras chancelas, da Pergaminho, da Arte Plural e da 4Estações, teve uma carreira de sete décadas, iniciada no Brasil, onde se exilara devido à sua militância política. Longo, diversificado e abrangente, o percurso editorial de Mário de Moura levou-o a publicar de clássicos a best-sellers e livros de divulgação. À família deste editor das quatro estações envio sentidos pêsames”, lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.

Mário Moura morreu na quarta-feira, aos 98 anos, segundo anunciou a editora Quatro Estações, um dos seus últimos projetos.

“O meu percurso foi moldado pela minha paixão por livros, por viagens e pela vida, num emaranhado do qual emergem hoje cenas marcantes para mim”, destacou a editora, citando Mário Moura, numa publicação de homenagem ao editor, na rede social Facebook.

Nascido em Lisboa, em 27 de agosto de 1924, engenheiro florestal de formação, Mário Mendes de Moura estava presente no setor livreiro desde 1953, quando se encontrava no Brasil e fundou a editora Andes, seguindo-se a Fundo de Cultura, que veio a constituir-se uma referência no mercado brasileiro, a Páginas, a Vértice do Brasil e, mais tarde, já de regresso a Portugal, chancelas como Pergaminho e Arte Plural, entretanto adquiridas pelo atual Grupo BertrandCírculo, além da Gestão Plus, Bico de Pena, Quinto Selo, Vogais & Companhia e Quatro Estações.

Leia Também: Morreu Mário Moura, com um dos mais longos percursos no setor livreiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório