Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 19º

OE2023. Governo quer "cuidar do presente sem perder o rumo do futuro"

António Costa quis ressalvar, através de uma publicação na rede social Twitter, que a "opção" do Governo "é clara".

OE2023. Governo quer "cuidar do presente sem perder o rumo do futuro"
Notícias ao Minuto

07:38 - 27/10/22 por Ema Gil Pires

Política António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, recorreu à rede social Twitter na sequência da primeira ronda de debate dedicada à proposta de Orçamento de Estado para 2023, para destacar que a "opção" do Governo "é clara: cuidar do presente sem perder o rumo do futuro".

"A nossa estratégia de prudência orçamental, amiga do crescimento, permite-nos dispor da margem necessária para aliviar o impacto da inflação na vida das famílias, nas empresas e no setor agrícola", pode ler-se na publicação partilhada, na noite de terça-feira, pelo chefe do Executivo.

Esta é uma proposta orçamental que, na perspetiva de António Costa, surge numa altura em que existem "duas formas de enfrentar a situação" que o país agora vive: "esgotarmo-nos na resposta à emergência da guerra, da inflação, da crise energética, da seca"; ou então "continuar a enfrentar os desafios do presente, focados no futuro e na ambição reformista" definida "para a legislatura".

Como considerou ainda António Costa, o Governo socialista já terá sido capaz de demonstrar que "é possível compatibilizar responsabilidade orçamental com crescimento e com mais justiça social" - garantindo, assim. que este "Orçamento não será diferente".

De recordar que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 foi entregue no Parlamento no dia 10 de outubro. O documento começou na quarta-feira a ser debatido na generalidade, algo que se estenderá para o dia desta quinta-feira - quando a proposta será, também, votada.

Após este debate e votação na generalidade, a proposta orçamental segue para a especialidade, estando a votação final global do diploma marcada para 25 de novembro. 

Leia Também: Costa recebe no sábado em Lisboa primeira-ministra francesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório