Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Várias iniciativas celebram a Semana do Aleitamento Materno. Saiba quais

Há iniciativas espalhadas por várias unidades do país.

Várias iniciativas celebram a Semana do Aleitamento Materno. Saiba quais
Notícias ao Minuto

18:57 - 05/10/22 por Teresa Banha

País Aleitamento materno

A Semana do Aleitamento Materno começou a assinalar-se na passada segunda-feira, mas ainda há campanhas de sensibilização a decorrer até 9 de outubro, domingo.

De acordo com uma nota publicada no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a data surge com o objetivo de "sensibilizar governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, informando, capacitando e fortalecendo a criação e sustentação de ambientes favoráveis à amamentação para diferentes níveis da sociedade em todo o mundo".

Em vários ponto do país, algumas unidades prepararam campanhas.

Guimarães 

Para além da exposição no átrio do Hospital de Guimarães, que estará aberta durante toda a semana, há também, no sábado, um Simpósio de Aleitamento Materno. De seguida, os responsáveis organizaram uma caminha, 'Laço Dourado', que terá início no Largo Toural.

Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria organizou um concurso de fotografia "alusivas à amamentação na primeira hora de vida, de partos realizados no CHL". As mães interessadas em participar deverão enviar as fotografias para o e-mail: mama.ajuda@chleiria.min-saude.pt. Já internamente, estão previstas duas sessões de formação no serviço sobre aleitamento materno.

Na sexta-feira, 7 de outubro, decorre, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, um workshop denominado 'Facilitar a amamentação', destinado a grávidas a partir das 22 semanas de gestação cujo parto se espere que concretize no CHL, e recém-mamãs, com bebés até aos dois meses, cujos partos se realizaram no CHL. As interessadas podem inscrever-se aqui: https://forms.gle/2tFu9nzzGtnpgnYN9.

"Nas salas de espera da Urgência Obstétrica/Ginecológica e da Consulta Externa de Obstetrícia estarão também expostos vários materiais educativos para promover a literacia dos utentes sobre o tema", lê-se na nota do SNS.

Matosinhos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) está a dinamizar uma campanha de sensibilização de âmbito concelhio, sob o lema 'Defende a Amamentação: educa e apoia', cujo objetivo é envolver a comunidade neste tema. "Assim, nos próximos dias, vários mupis espalhados pelo concelho vão chamar atenção para a importância de promover e defender a amamentação, através de uma campanha que contou com a participação de recém-mamãs que se disponibilizaram a partilhar imagens de momentos felizes a amamentar os seus bebés", lê-se.

Coimbra

Já em Coimbra, o serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra associa-se a esta data através da entrega aos pais de um marcador de livro com a explicação do significado do Laço Dourado – Símbolo da Amamentação.

A nota do SNS lembra ainda que o aleitamento materno é fundamental para a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente num mundo pós-pandemia, para melhorar a nutrição, garantir a segurança alimentar e reduzir as desigualdades entre e dentro dos países.

Leia Também: Solidariedade leva secretária de Estado da Inclusão à Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório