Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Congresso Missionário debate necessidade de diálogo com as religiões

A sociedade atual está confrontada com a necessidade de um esforço de abertura ao diálogo com "as religiões, os indiferentes e a cultura", segundo os promotores do Congresso Missionário, agendado para Lisboa para 14 e 15 de outubro.

Congresso Missionário debate necessidade de diálogo com as religiões
Notícias ao Minuto

10:50 - 24/08/22 por Lusa

País Religião

"As grandes proporções do fenómeno migratório e a multiculturalidade daí resultante conduziram o mundo do terceiro milénio a novos desafios no que diz respeito à urgência e à dificuldade do derrube de fronteiras que impeçam a fraternidade", defendem.

Para os organizadores do evento, a "questão essencial" com que a sociedade se depara "é o como aprender como viver juntos, como respeitar o outro, como dialogar".

O Congresso Missionário "Fraternidade Sem Fronteiras", a realizar na Universidade Católica Portuguesa, é organizado pelas Congregações Missionárias, as Obras Missionárias Pontifícias e a Conferência Episcopal Portuguesa.

O objetivo, dizem, é "peregrinar" pela "fraternidade na cultura do diálogo, na política, na economia, no modelo social, na missão, no diálogo intercultural e inter-religioso", para "desaguar" no papel da fraternidade "na reconstrução da esperança, perspetivando a fraternidade sem fronteiras", na certeza de que "o verdadeiro encontro e o diálogo genuíno entre culturas e religiões têm como esteira comum o encontro e o diálogo entre pessoas concretas".

Nesta perspetiva, é deixado, desde logo, o aviso de que "no encontro com a imensa variedade de religiões, deve adotar-se sempre 'a cultura do diálogo como caminho; a colaboração como conduta; o conhecimento mútuo como método e critério'", como refere o Papa Franciscona encíclica Fratelli Tutti.

"Tal cultura do diálogo deve ser feita (...) na 'coragem da diferença' e na 'preservação da identidade', sem ambições -- mais ou menos veladas -- de converter o outro e sem se cair na cilada do sincretismo difuso", sublinha o texto hoje divulgado pelos promotores do Congresso.

"Fraternidade sem Fronteiras e o Documento de Abu Dhabi", pelo cardeal espanhol Miguel Ángel Ayuso Guixot, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, "A Fraternidade na Cultura do Diálogo", por Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, "A Fraternidade na Política, na Economia e no Modelo Social", pelo ex-ministro Guilherme d'Oliveira Martins, "Fraternidade e Missão", por José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e "A Fraternidade e a Reconstrução da Esperança", pelo cardeal José Tolentino Mendonça, bibliotecário do Vaticano, são alguns dos temas em debate neste congresso.

Leia Também: OSCE denuncia destruição de locais de culto ucranianos por tropas russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório