Mais mães com curso e bebés de 'não casados'. Qual é o perfil dos pais?

Análise do Pordata mostra, entre outros indicadores, que "as mulheres são mães cada vez menos jovens".

bebe, recem-nascido, pes

© iStock

Notícias ao Minuto
17/08/2022 23:02 ‧ 17/08/2022 por Notícias ao Minuto

País

Natalidade

Uma análise realizada pelo Pordata, o site de estatísticas sobre Portugal e a Europa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, demonstra que, no nosso país, "as mulheres são mães cada vez menos jovens" e que "os bebés que nascem de pais não casados são já a maioria"

Numa publicação sobre o 'Perfil dos Pais', a organização 'traduziu' os dados numa infografia onde é ainda mostrado que havia, em 2021, mais mães que trabalham, quando comparados os dados com os de 1995. Se há mais de duas décadas as progenitoras com emprego eram 59%, o valor subiu para 68% no ano passado. 

Outro dos dados apresentados é que há, igualmente, mais bebés de mães que têm um curso superior. E aqui há uma (grande) diferença: se em 1995 estas representavam 11% do total, em 2021 o número subiu para os 40%. 

Há, em Portugal, também mais bebés com mães estrangeiras. Em 1995 eram (apenas) 2%, enquanto, no ano passado, eram já 14%. 

Há mais bebés de pais não casados em Portugal

Não há dúvida de que, desde os tempos dos nossos avós, a sociedade portuguesa tem vindo a evoluir, também na sua organização. E prova disso é que "há mais bebés de pais não casados"

Dados do Pordata indicam que, em 1960, 9% eram filhos de pais não casados, valor que aumentou e que, nos anos 90, era já de 15%

Contudo, informações referentes a 2021 mostram que a maioria dos bebés nascidos no nosso país são de pais que não contraíram matrimónio. Assim, 60% das crianças são de pais "não casados", sendo que, destes, 42% vivem juntos e 18% não vivem juntos. 

Leia Também: População da China deverá começar a diminuir antes de 2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas