Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

População da China deverá começar a diminuir antes de 2025

O número de nascimentos em 2021 é o mais baixo das últimas décadas em várias províncias.

População da China deverá começar a diminuir antes de 2025
Notícias ao Minuto

10:42 - 25/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo China

A população da China deverá começar a diminuir antes de 2025, revela o jornal chinês Global Times, que aponta que os dados sobre a natalidade de 2021, divulgados por 29 províncias e regiões da China, mostraram que o número de nascimentos do último ano é o mais baixo das últimas décadas em várias províncias.

O jornal, apoiado pelo Estado chinês, revela que foi em Guangdong, Henan, Shandong, Sichuan, Hebei, Anhui, Guangxi, Jiangsu, Hunan e Guizhou que nasceram mais crianças, mas apenas seis em dez destas províncias viram o número de nascimentos exceder os 500 mil. Guangdong foi a única província onde nasceram mais de um milhão de bebés. 

Na província de Hunan foi a primeira vez em mais de 60 anos que o número ficou abaixo de 500 mil. Já em Henan, desde 1978 que não nasciam menos de 800 mil bebés e em Jiangxi o número ficou abaixo dos 400 mil pela primeira vez desde os anos 50.

De acordo com Yang Wenzhuang, chefe da população e assuntos familiares da Comissão Nacional de Saúde da China, é expectável que a taxa de crescimento da população total do país entre num crescimento negativo em 2021-2025.

Ao Global Times, especialistas explicaram que “este é o resultado inevitável de um longo período de baixa taxa de fertilidade”. “Pode prever-se que a taxa de natalidade da China continuará a diminuir durante mais de um século”, acrescentou Huang Wenzheng, especialista em demografia e investigador sénior do Centro para a China e Globalização. 

Leia Também: Biden condiciona decisão de baixar taxas de importações chinesas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório