Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Detido suspeito de começar cinco fogos em Santa Marta de Penaguião

Homem queimou zonas de mato e pinheiro bravo em fevereiro e em julho.

Detido suspeito de começar cinco fogos em Santa Marta de Penaguião
Notícias ao Minuto

14:20 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

Um homem foi detido pelas autoridades policiais por suspeitas de ter deflagrado cinco incêndios no concelho de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.

Segundo comunicou esta terça-feira a Polícia Judiciária (PJ),  o alegado incendiário deflagrou os incêndios no dia 1 de fevereiro e, mais tarde, entre os dias 15 e 17 de julho.

Conta a PJ que os fogos foram "ateados em períodos diurnos e noturnos, consumiram área de mancha florestal, constituída, maioritariamente, por mato e pinheiro bravo".

A PJ não esclareceu quando é que ocorreu a detenção do suspeito, de 23 anos, referindo apenas que este foi presente a interrogatório judicial e aguarda saber quais as medidas de coação aplicadas pela justiça.

Segundo a Judiciária, que acrescenta que a detenção foi feita com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Peso da Régua, o concelho vizinho, os incêndios "colocaram em perigo uma vasta mancha florestal e agrícola, bem como de várias habitações, de valor consideravelmente elevado, que apenas não foram consumidas devido à rápida intervenção dos bombeiros e populares".

Esta terça-feira, a Associação Portuguesa de Seguradoras (APS) afirmou que as seguradores estimam pagar cerca de oito milhões de euros devido ao impacto dos incêndios deste verão, durante os estados de contingência e alerta decretados no mês de julho pelo Governo. 

O mês de julho é o mês com mais fogos florestais, sendo que, este ano, já arderam cerca de 46 mil hectares, segundo dados até 31 de julho do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citados pela agência Lusa.

Leia Também: Detido incendiário que ateou fogo com uma vela em Oliveira de Frades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório