Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Alargamento da UE? UGT elogia "prudência" do Governo

A central sindical referiu que as candidaturas da Ucrânia e da Moldava vão "enriquecer" o bloco europeu.

Alargamento da UE? UGT elogia "prudência" do Governo

O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT) explicou, esta quarta-feira, que a reunião da Concertação Social que decorreu hoje foi "essencialmente" para que que o Governo ouvisse aquilo que os parceiros sociais tinham a dizer acerca da reunião do Conselho Europeu, nomeadamente, sobre o alargamento do bloco.

"Sempre defendemos que a Ucrânia e a Moldava são duas candidaturas que vêm enriquecer aquilo que é a União. Sempre defendendo também aquilo que são os princípios que a União Europeia tem - disso não podemos abdicar", rematou

O responsável sindical considerou ainda que a posição do Governo em relação ao alargamento do bloco europeu tem sido de "prudência". Apesar de considerar que a posição do Executivo de António Costa "está correta", Mário Mourão não deixou de lembrar que este aumento terá consequências. "Há sempre consequências. [O alargamento] vai afetar os atuais membros da União Europeia", referiu em declarações aos jornalistas, sublinhando que os países serão afetados de diferentes formas. [O alargamento] deverá ser feito com a prudência necessária para que não haja perturbação naquilo que é a UE. Defendemos a integração, sempre com o espírito de prudência que o Governo está a tomar. Identificamo-nos perfeitamente com essa estratégia", notou.

O responsável notou que ainda este mês, no dia 29, se deverá realizar uma reunião entre o Governo e os parceiros, que será o "pontapé de saída" para um eventual acordo de rendimentos e competitividade. "A UGT acha que o tema não está bem completo. Deve ser salários, rendimentos e competitividade", sublinhou, explicando que "é importante pôr nesta equação a questão dos salários". "Rendimentos não significam salários e, portanto, isto tem a ver com questões fiscais", rematou. 

Leia Também: MP de Castelo Branco indicia quatro pessoas por tráfico de droga

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório