Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal vai doar mais de um milhão de euros em medicamentos à Ucrânia

Trata-se da sexta doação de medicamentos que Portugal faz à Ucrânia desde o início da guerra.

Portugal vai doar mais de um milhão de euros em medicamentos à Ucrânia

Portugal enviou, este sábado, uma carga de medicamentos de valor superior a um milhão de euros para a Ucrânia, informa um comunicado do Infarmed a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A carga saiu esta manhã de Lisboa, contendo "medicamentos oncológicos, antibióticos e preparações para injetáveis, entre outros produtos", pode ler-se na mesma nota.

Em causa estão produtos que terão sido oferecidos tanto por empresas do setor farmacêutico, como pelo Ministério da Saúde.

O transporte destes medicamentos foi possibilitado pela Força Aérea Portuguesa, tendo como primeiro destino o aeroporto de Rzészów, na Polónia. De seguida, serão direcionados, "no âmbito do mecanismo europeu de Proteção Civil", para o hub regional, para serem entregues em território ucraniano.

De acordo com o Infarmed, os "medicamentos foram um dos bens identificados pelas autoridades ucranianas como fazendo falta, após o eclodir da guerra naquele país".

A mesma fonte diz ainda que o "fornecimento destes produtos está a ser seriamente limitado por existirem zonas de conflito em constante mudança, assim como, devido a danos nas infraestruturas e circuitos legais".

Esta é já a sexta doação de medicamentos que Portugal faz à Ucrânia desde o início da guerra no país, que teve início a 24 de fevereiro.

Leia Também: Costa afirma que Portugal é pela negociação e "nunca diz não" na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório