Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Jardim de infância de Podence vai encerrar. Câmara justifica com turistas

Decisão está a gerar protestos.

Jardim de infância de Podence vai encerrar. Câmara justifica com turistas
Notícias ao Minuto

16:43 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

País Podence

O Jardim de Infância de Podence, em Macedo de Cavaleiros, irá encerrar no próximo ano letivo, decisão que a autarquia justifica com o aumento de turistas na aldeia, o que coloca em causa a "segurança" das crianças. 

É de realçar que o anúncio de encerramento gerou protestos entre os pais e habitantes. Os encarregados de educação mostram-se contra a decisão de encerrar a escola, nomeadamente porque as crianças terão de se deslocar para Macedo de Cavaleiros, a uma hora de distância para algumas das famílias. 

Num comunicado enviado às redações, a vereadora com o pelouro da Educação do município, Sónia Salomé, diz que a decisão tem o objetivo de "proteger o superior interesse das crianças" e criar melhores condições de "proteção, segurança e sociabilização".

A vereadora refere que "o crescente número de turistas a visitar a aldeia, assim como a utilização de espaços comuns ao do jardim de infância, levantava sérias reservas à segurança" das crianças. Sublinhe-se que é desta aldeia que são originários os Caretos de Podence, declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019.

Contudo, os pais não concordam com a justificação e têm-se manifestado contra o encerramento.

Leia Também: Escolas tiveram de substituir 25 mil docentes este ano letivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório