Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Navio-tanque inicia hoje abastecimento de combustíveis nos Açores

O navio-tanque "Nordic Sira" inicia hoje as operações de abastecimento de combustíveis nos Açores, substituindo o "São Jorge" enquanto o barco que encalhou na Graciosa estiver a ser reparado, informou hoje a Transinsular.

Navio-tanque inicia hoje abastecimento de combustíveis nos Açores
Notícias ao Minuto

12:23 - 18/02/22 por Lusa

País Açores

Num comunicado enviado às redações, o armador do navio adianta que o navio-tanque "Nordic Sira" chegou na quarta-feira a Ponta Delgada, ilha de São Miguel e "inicia hoje as operações de abastecimento de combustíveis na Região Autónoma dos Açores".

O abastecimento "deverá iniciar-se pela ilha Terceira", regressando o barco "a Ponta Delgada" após finalizar a operação, detalha a Transinsular.

A empresa "garante o regresso à normalidade no abastecimento da região", depois do incidente com o navio "São Jorge".

Citado no mesmo comunicado, Matthieu Roger, CEO da Transinsular, sublinha "a forma rápida e eficaz" como o armador, "em coordenação com a autoridade marítima nacional e a autoridade portuária, geriu e resolveu esta situação", salientando "o nível de compromisso que a empresa tem para com os Açores".

O responsável diz ainda que "a bordo do navio 'Nordic Sira', estará um responsável recrutado pela Transinsular, tecnicamente designado supercargo, com um forte conhecimento da região, que ao longo do tempo de operação deste navio, acompanhará toda a tripulação, cooperando com a mesma e atuando como facilitador em todas as necessidades da operação".

O navio-tanque "São Jorge" encalhou ao início da madrugada do dia 08, poucos minutos após ter saído do porto da Praia da Graciosa, acabando por embater com o casco, levando à imobilização da embarcação que deveria ter atracado em São Roque do Pico.

Aquele navio, que faz o abastecimento de combustíveis às ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Flores, sofreu um rombo no casco, que foi, entretanto, selado através de operações de soldadura subaquática.

O "São Jorge acabaria por ser rebocado para o porto da Praia da Vitória", na ilha Terceira, onde foi retirado o combustível do barco.

O navio-tanque "São Jorge, que encalhou na Graciosa, nos Açores, "já chegou ao porto da Praia da Vitória", mas a operação de retirada de combustível do barco não deverá começar hoje, disse à agência Lusa a Autoridade Marítima.

O capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, José Azevedo, acrescentou que a operação de reboque está a ser concluída, "uma vez que o navio está na baía de manobra", devendo deverá atracar pouco depois das 15:10 locais (16:10 em Lisboa).

José Azevedo reiterou que "os tanques de combustíveis do navio não foram afetados", na sequência do acidente.

"O navio não tem propulsão e tem a casa das máquinas alagada", referiu ainda, acrescentando que "hoje ainda não vai ser feita a operação" de retirada de combustível do "São Jorge".

O armador irá apresentar um plano de trasfega do combustível que será depois autorizado pela Autoridade Marítima.

A Transinsular, armador do navio, já adiantou hoje, em comunicado, que após a chegada do navio acidentado à Terceira, "irá proceder à descarga do combustível seguindo-se, em tempo útil, o reboque do navio São Jorge para o continente para ser reparado, em estaleiro".

O armador informou também que o navio-tanque "Nordic Sira" vai substituir o "São Jorge" nas operações de abastecimento de combustíveis aos Açores enquanto o barco que encalhou na Graciosa estiver a ser reparado.

O acidente com o navio "São Jorge" ocorreu cerca das 00:34 locais de terça-feira (01:34 em Lisboa), poucos minutos após ter saído do porto da Praia da Graciosa e embater com o casco, levando à imobilização da embarcação que deveria ter atracado em São Roque do Pico.

O navio, que faz o abastecimento de combustíveis às ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Flores, sofreu um rombo no casco, que foi, entretanto, selado através de operações de soldadura subaquática.

Segundo a Transinsular, essa intervenção "estabilizou definitivamente o navio", permitindo o reboque para o Porto da Praia da Vitória, "em total segurança", uma operação que se iniciou, "na quinta-feira às 19:18 locais (20:18 em Lisboa).

O navio-tanque "Nordic Sira" está "perfeitamente adequado ao abastecimento e às especificidades dos portos dos Açores e chega a Ponta Delgada já na próxima semana", lê-se no comunicado do armador português de transporte marítimo de cargas enviado esta manhã.

A Transinsular reitera que "não haverá falta destas matérias-primas durante a paragem do navio "São Jorge", em consequência do incidente ao largo do Porto da Graciosa.

Leia Também: Cargueiro que incendiou nos Açores tinha mais de 1000 Porsche a bordo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório