Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Testou positivo ou teve contacto de alto risco? Eis o que tem de fazer

"Monitorize os sintomas", como febre, tosse e dificuldade respiratória, entre outros. Mas há mais a saber.

Testou positivo ou teve contacto de alto risco? Eis o que tem de fazer
Notícias ao Minuto

13:43 - 14/01/22 por Notícias ao Minuto

País Serviço Nacional de Saúde

Se não é claro para si o que fazer em caso de ter testado positivo à Covid-19 ou se teve um contacto de alto risco com uma pessoa infetada, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) fez uma publicação no Twitter onde o pretende ajudar. 

Se se insere numa das situações acima descritas, a primeira decisão a tomar é manter-se em isolamento no domicílio. "Monitorize os sintomas", como febre, tosse e dificuldade respiratória, entre outros. 

Se possível, "permaneça numa divisão própria" e "mantenha o contacto social por telefone ou videochamada". E mais: "Evite contactos com outos coabitantes, especialmente os mais vulneráveis". 

Se tem Covid-19 ou contactou com alguém que tenha, as já conhecidas medidas gerais não podem ser esquecidas: máscara, lavagem das mãos e ventilação dos espaços.

É ainda fundamental que "tome as refeições sozinho e não partilhe loiça, utensílios de cozinha, lençóis ou outros objetos pessoais" e "higienize as superfícies e espaços que utiliza, nomeadamente instalações sanitárias depois de cada utilização". Deve também colocar os seus resíduos num saco próprio. "Feche-o e coloque-o dentro de outro saco que será fechado e descartado para o lixo comum". 

Terminado o isolamento, "poderá retomar a sua vida habitual, mantendo os cuidados recomendados para a população em geral". 

Leia Também: Testou positivo à Covid? Eis o que tem de fazer (consoante os sintomas)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório