Se não é claro para si o que fazer em caso de ter testado positivo à Covid-19 ou se teve um contacto de alto risco com uma pessoa infetada, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) fez uma publicação no Twitter onde o pretende ajudar.
Se se insere numa das situações acima descritas, a primeira decisão a tomar é manter-se em isolamento no domicílio. "Monitorize os sintomas", como febre, tosse e dificuldade respiratória, entre outros.
Se possível, "permaneça numa divisão própria" e "mantenha o contacto social por telefone ou videochamada". E mais: "Evite contactos com outos coabitantes, especialmente os mais vulneráveis".
Se tem Covid-19 ou contactou com alguém que tenha, as já conhecidas medidas gerais não podem ser esquecidas: máscara, lavagem das mãos e ventilação dos espaços.
É ainda fundamental que "tome as refeições sozinho e não partilhe loiça, utensílios de cozinha, lençóis ou outros objetos pessoais" e "higienize as superfícies e espaços que utiliza, nomeadamente instalações sanitárias depois de cada utilização". Deve também colocar os seus resíduos num saco próprio. "Feche-o e coloque-o dentro de outro saco que será fechado e descartado para o lixo comum".
Terminado o isolamento, "poderá retomar a sua vida habitual, mantendo os cuidados recomendados para a população em geral".
Testou positivo para a COVID-19 ou teve um contacto de alto risco com uma pessoa que testou positivo? Siga as recomendações da @DGSaude. Cuidar de si é cuidar de todos. #Saúde #SNS #UmconselhodaDGS #COVID19PT pic.twitter.com/plzY8ygB4R
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) January 13, 2022
Leia Também: Testou positivo à Covid? Eis o que tem de fazer (consoante os sintomas)