Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara de Leiria abre mais dois postos de testagem

A Câmara de Leiria vai abrir na segunda-feira mais dois postos de testagem à covid-19, totalizando três, anunciou hoje o município, explicando que todos vão estar a funcionar até 31 de janeiro próximo.

Câmara de Leiria abre mais dois postos de testagem
Notícias ao Minuto

19:08 - 30/12/21 por Lusa

País Covid-19

"O Município de Leiria irá abrir, na próxima segunda-feira, dia 03, dois novos postos de testagem à covid-19 no Mercado de Sant'Ana, juntando-se assim à estrutura já existente no Largo Papa Paulo VI, que estará encerrada no dia de ano novo", refere uma nota de imprensa da autarquia.

Segundo a nota, "a funcionar até 31 de janeiro, os três pontos de testagem estarão abertos com horário mais alargado, ou seja, entre as 10:00 e as 19:00 durante todos os dias".

O atual posto móvel, que começou a funcionar no dia 11, está, desde hoje, "sediado no interior da tenda onde esteve instalado o Recreio dos Duendes do 'Leiria Natal', com melhores condições de conforto aos cidadãos que procuram o serviço".

Além destes três postos, "são 11 as farmácias do concelho que aderiram ao programa, onde a população poderá realizar testes rápidos de antigénio gratuitos", a saber: farmácias "Antunes, Baptista, Boavista, David, Dulce Caçador, Lis, Maio, Nova, Sanches, Senhor dos Milagres e Sol".

"Com o crescente aumento da procura por testes rápidos e do número de casos positivos, o município pretende dar resposta imediata à população e incentivar à continuidade do processo de testagem, como medida de contenção de cadeias de infeção", justifica a autarquia.

Até quarta-feira, tinham sido realizados 3.176 testes por profissionais de saúde devidamente credenciados, "contando o município também com o apoio de pessoal da Câmara Municipal, escoteiros e estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Leiria".

À agência Lusa, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou que se atravessa um período no qual se tem de reforçar os testes, pelo que o município disponibiliza postos de testagem paralelos" aos das farmácias, salientando que "nesta fase importa saber quais são as situações de casos positivos para conseguir" fazer o despiste da doença no momento.

"Quando nos aproximamos da passagem de ano e do mês de janeiro, em que está previsto em Leiria um conjunto de iniciativas, como a Taça da Liga, é também importante garantir a liberdade e segurança das pessoas", declarou Gonçalo Lopes.

De acordo com o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil, divulgado às 01:08 de hoje, o concelho de Leiria registou, desde o início da pandemia, em março de 2019, 13.037 casos do novo coronavírus, mantendo-se 909 ativos.

No meso período, recuperaram da doença 11.943 pessoas, havendo ainda 185 mortos.

A covid-19 provocou mais de 5,42 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.937 pessoas e foram contabilizados 1.358.817 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Leia Também: Açores fazem despiste a 4.000 pessoas em postos de testagem rápida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório