Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Caso inédito: Mulher grávida descobre que tem feto no fígado

Trata-se de um caso único em medicina.

Notícias ao Minuto

15:15 - 20/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Foi agora noticiado um caso raro de gravidez ectópica. O caso aconteceu em 2012 mas só agora ganhou visibilidade depois de ter sido partilhado na conta de TikTok do médico Michael Narvey.

O pediatra do Instituto de Investigação do Hospital Infantil de Manitoba, no Canadá, conta que recebeu uma doente que se queixava de estar menstruada há 14 dias seguidos.

A mulher, de 33 anos, foi sujeita a uma ecografia e aquilo que se descobriu é considerado um caso inédito em medicina: a mulher tinha um feto no fígado.

A mulher teve uma versão extremamente rara de uma gravidez ectópica, na qual "um óvulo fertilizado se implanta e cresce fora da cavidade principal do útero". Os sintomas desta condição incluem hemorragia vaginal e dores pélvicas e abdominais, que normalmente aumentam à medida que o feto cresce.

O médico explica que as gravidezes ectópica não são algo raro, sendo que, por norma, o óvulo fertilizado costuma ficar preso na trompa de Falópio e que, em casos raros, pode emergir e fixar-se na parede abdominal. No entanto, nunca tinha tido conhecimento de um caso em que este fosse encontrado no fígado.

A RT refere que, neste caso, a mulher acabou por ser salva, mas o feto em causa não sobreviveu.

Leia Também: Mafalda Sampaio desabafa: "A próxima gravidez será a última"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório