A depressão Alice está a caminho da Península Ibérica. A primeira tempestade deste outono deverá trazer chuva forte a Espanha, mas Portugal deverá escapar ao pior.
Apesar de começar a fazer-se sentir no país vizinho a partir da noite desta quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a "referida depressão não deverá ter efeitos significativos no estado tempo em Portugal continental".
Por cá, a única consequência que a depressão Alice poderá trazer é, entre quinta e sábado, dias 9 e 11, "aguaceiros dispersos na região Sul durante a tarde, em especial no Interior". O IPMA não descarta também a possibilidade de ocorrência de trovoada.
De acordo com as previsões, o céu deverá mesmo apresentar-se pouco nublado ou limpo nos próximos dias, com as temperaturas a atingirem os 31 graus na sexta-feira em Santarém e em Évora (e rondar os 30ºC noutros distritos do Litoral).
Em Espanha, o cenário será diferente. Numa publicação nas redes sociais, a agência estatal de meteorologia espanhola (Aemet) alerta para "chuvas muito fortes e persistentes" e uma "situação de instabilidade prolongada".
A chuva será mais forte nas áreas costeiras de Valência e Alicante, onde podem ocorrer "inundações locais repentinas".
️ AVISO ESPECIAL | Lluvias muy fuertes y persistentes en el tercio oriental peninsular y Baleares.
— AEMET (@AEMET_Esp) October 7, 2025
Situación de inestabilidad prolongada, en la que entra en juego la dana Alice.
¡Precaución! ¡Puede haber inundaciones y crecidas repentinas!
+ info https://t.co/48Lsr8R9TN pic.twitter.com/axd1zPCx2Q
Ainda segundo a Aemet, o pico da tempestade deverá ocorrer na sexta-feira e no sábado, com ventos de nordeste a atingir o seu pico de intensidade. As chuvas mais intensas são esperadas em Valência, Alicante e Múrcia, "onde serão localmente muito fortes, provavelmente torrenciais, com precipitação acumulada superior a 140mm em 12 horas".
As tempestades devem estender-se ao sul da Catalunha e atingir também as ilhas Baleares.
Leia Também: Grupo Central dos Açores sob aviso laranja devido às previsões de chuva