Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicato inicia movimento de apoio a 21 polícias de elite punidos

Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considera punição injusta para os 21 elementos do Corpo de Intervenção e diz que prestará apoio.

Sindicato inicia movimento de apoio a 21 polícias de elite punidos
Notícias ao Minuto

19:04 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto

País PSP

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai dar apoio aos 21 elementos do Corpo de Intervenção que foram punidos pela Direção Nacional da PSP, em novembro, por terem recusado ordens. 

O sindicado afirma que esse apoio passará por "solidariedade, acompanhamento jurídico (conforme estipulado nos regulamentos da ASPP/PSP), denúncia e defesa na comunicação social, de reporte a entidades políticas ou outras com intervenção na sociedade".

Parte desse apoio será também de promoção de uma angariação de fundos  "para colmatar a situação penosa em que ficaram os 21 profissionais". 

"Os 21 profissionais devem ficar cientes que a estratégia e aconselhamento jurídico deverá ser acolhido, para acautelar a sua melhor defesa a todos os níveis. A experiência diz-nos que quando entram outros “atores”, neste tipo de processos, será apenas para aproveitar a fraqueza ou desespero de quem está debilitado, para fazer negócio", afirma a associação sindical nas redes sociais e no site da ASPP/PSP.

O castigo dado por insubordinação surge por estes 21 elementos da elite da PSP terem recusado fazer o policiamento ao jogo Gil Vicente-FC Porto, a 2 de agosto de 2017, em Barcelos. Estes profissionais alegaram que este policiamento não fazia parte das suas funções dado que este era pago pela entidade organizadora. 

O sindicato, por outro lado, considera que os profissionais "nunca se recusaram, estavam uniformizados, no local de serviço, prontos para desenvolver a sua missão e conscientes da sua função e serviço público, na defesa dos seus direitos e de todos os seus colegas, numa predisposição em lutar pela legalidade e contra opções dúbias, questionáveis e mesmo obscuras, praticadas por quem comandava de forma arrogante e condicionada a interesses privados".

Conclui a ASPP que agora é preciso "apoiar quem deu o corpo às balas". 

Leia Também: PSP fez 32 detenções em (apenas) 24 horas em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório