Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

#NãoSouinDiferente. GNR assinala Dia das Pessoas com Deficiência

Guarda Nacional Republicana disponibiliza o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia e cinoterapia. Veja as imagens destas sessões.

Notícias ao Minuto

10:41 - 03/12/21 por Notícias ao Minuto

País Deficiência

A GNR assinala hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sublinhando a importância de promover os direitos a inclusão das Pessoas com Deficiência.

Em comunicado, a GNR lembra as ações que tem desenvolvido nesta área, nomeadamente as diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país.

A Guarda disponibiliza ainda o seu "efetivo animal para sessões de hipoterapia e cinoterapia, dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante".

Em comunicado, a GNR adianta que, através da hipoterapia, "o cavalo torna-se um agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência". Tal, acrescentam, promove "vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais".

Já através da cinoterapia, os cães são usados "como um recurso terapêutico inovador em sessões de cinoterapia a crianças com necessidades educativas especiais" e contribuem "para a expressão das suas emoções e para a capacidade de comunicação".

As sessões de hipoterapia acontecem regularmente na Unidade de Segurança e Honras de Estado, em Lisboa, e "noutras unidades ao longo do dispositivo territorial, designadamente em Évora, Gouveia e Porto".

No âmbito da cinoterapia, "a Guarda tem colaborado com diversas instituições através do Grupo de Intervenção Cinotécnico na zona da Grande Lisboa e também em Coimbra e no Porto".

Veja, no vídeo acima, imagens de algumas destas sessões.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é marcado desde 1992, tendo sido promovido pelas Nações Unidas. O objetivo é promover uma maior consciencialização e compreensão dos assuntos relativos às pessoas com deficiência, como os seus direitos e defesa da dignidade.

Leia Também: GNR apreende malas contrafeitas na feira de Prado. Mulher identificada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório