João Félix está em dúvida para o jogo de Portugal frente à República da Irlanda, depois de estar ausente da sessão de treinos da seleção nacional na tarde desta sexta-feira.
Desta forma, Roberto Martínez fica com uma 'dor de cabeça' para o jogo deste sábado, a pouca mais de 24 horas do apito inicial no Estádio de Alvalade.
Ainda não é certo que o internacional português não vá a jogo, mas falhar o treino na véspera de uma partida nunca é bom sinal para fazer parte das contas do selecionador.
João Félix tem vindo a ser preponderante na seleção nos últimos jogos, com dois golos marcados em apenas 78 minutos realizados nos outros dois jogos referentes à qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026, ao faturar em duas ocasiões frente à Arménia, num jogo em que Portugal venceu confortavelmente por 5-0.
No entanto, não tem sido apenas na seleção lusa que o avançado tem vindo a ser decisivo, estando mesmo a fazer um arranque de sonho na sua nova etapa da carreira na Arábia Saudita, onde joga ao lado de Cristiano Ronaldo, no Al Nassr. Ao serviço dos sauditas, na presente temporada, conta com oito golos marcados em nove partidas realizadas, somando ainda duas assistências.
Soluções não serão problema para Roberto Martínez
A qualidade presente nesta convocatória da seleção nacional portuguesa permite que uma baixa de última hora não seja muito complicada de substituir sem perder muita qualidade no onze inicial, já que a equipa é muito homogénea e equilibrada.
Se não puder contar com João Félix, o selecionador Roberto Martínez pode apostar mesmo em Pedro Gonçalves, que tem estado num nível completamente 'absurdo' ao serviço do Sporting e, jogando em casa, está mais familiarizado com o relvado e o ambiente à volta do encontro.
Ainda assim, há uma outra hipótese que passará por 'arriscar' um pouco mais, no sentido em que também está presente na convocatória Rafael Leão, que tem vindo a ser muito utilizado no lado esquerdo do ataque, fazendo dupla na ala com Nuno Mendes e surtindo bastante efeito, por exemplo, na final four da Liga das Nações. A questão que se coloca é se não será muito cedo para o extremo voltar à titularidade, visto que vem de uma lesão sofrida ao serviço do AC Milan e teve apenas 65 minutos nesta temporada e 27 no jogo de regresso após o problema físico.
[Notícia atualizada às 18h25]
Leia Também: Conceição é novo rival de Cristiano Ronaldo, Félix e Jesus. Eis a reação