Procurar

Irlanda, Diogo Jota e penáltis. O que disseram Martínez e Bruno Fernandes

O selecionador nacional fez-se acompanhar de Bruno Fernandes para realizar, a partir das 17h00, na Cidade do Futebol, a antevisão ao encontro entre Portugal e República da Irlanda, a contar para a Qualificação para o Campeonato do Mundo.

Irlanda, Diogo Jota e penáltis. O que disseram Martínez e Bruno Fernandes

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
10/10/2025 17:51 ‧ há 20 horas por Davide Rodrigues Araújo

Portugal e a República da Irlanda vão a jogo já este sábado e Roberto Martínez, que se fez acompanhar de Bruno Fernandes, realizou a antevisão ao encontro a partir das 17h00 desta sexta-feira, na Cidade do Futebol.

 

O selecionador da equipa das quinas já demonstrou a sua ambição em conquistar o Campeonato do Mundo, pelo que esta partida da terceira jornada do Grupo F da Qualificação europeia será fundamental para lá chegar.

As perguntas começaram a ser dirigidas ao capitão do Manchester United, que começou por garantir que o interesse da Arábia Saudita é antigo e acabou por falar nos penáltis falhados esta época.

"Muito sinceramente, os dois penáltis que falhei não foram com a minha técnica habitual. É algo que tenho de estudar melhor, normalmente gosto de ver o que os guarda-redes fazem, mesmo antes do jogo com um dos treinadores de guarda-redes. Infelizmente para mim, e não é que este ano os guarda-redes tenham sido muito bons, porque só um deles defendeu, que o outro mandei a bola para um sítio que não devia ter mandado, mas são momentos que dependem de mim", confessou Bruno Fernandes.

Já Roberto Martínez falou sobre a sua relação com um ex-jogador seu que está na seleção da República da Irlanda, passando ainda por Diogo Jota: "Foi uma tragédia. Estamos agora realmente numa missão, uma vez que o maior sonho do Diogo era conquistar o Campeonato do Mundo e temos essa responsabilidade de tentar perseguir esse sonho, com os valores que ele tinha e com o que ele dava à seleção nacional. Será o nosso guia. Fará sempre parte desta família", admitiu o selecionador nacional.

Acompanhe, em direto com o Desporto ao Minuto, as declarações de Roberto Martínez e de Bruno Fernandes sobre o jogo frente à República da Irlanda, no Estádio de Alvalade.

Leia Também: Irlanda quer jogo "quase perfeito" para fugir à derrota em Portugal

Destaques

Em direto

Em direto

Termina a conferência de imprensa

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

Acabou a conferência de imprensa de Roberto Martínez e Bruno Fernandes.

Jogadores na Arábia Saudita

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Não é só Cristiano Ronaldo e João Félix, temos o João Cancelo e o Rúben Neves lá também. Mas vemos os jogadores muito felizes, chegam muito felizes à seleção com a sua vida na Arábia Saudita e com o projeto, que acho que é mesmo real. Mas pressão não. O Félix acabou por conseguir ganhar mais minutos e tem estado a um bom nível com a nova responsabilidade no Al Nassr e para nós o que importa é que os jogadores estejam bem e com um bom ritmo."

Estágio sem Diogo Jota

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Foi uma tragédia. Estamos agora realmente numa missão, uma vez que o maior sonho do Diogo era conquistar o Campeonato do Mundo e temos essa responsabilidade de tentar perseguir esse sonho, com os valores que ele tinha e com o que ele dava à seleção nacional. Será o nosso guia. Fará sempre parte desta família."

A relação com Coleman

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Estou ansioso por voltar a vê-lo. Quanto tempo tem? Podia falar sobre o Coleman durante horas. Nessa época, em 2013, claramente o melhor lateral da Premier League. Alguém com uma capacidade destas no último terço, a defender individualmente... Adorei trabalhar com ele e estou muito orgulhoso no seu progresso e estou ansioso por voltar a vê-lo amanhã."

João Palhinha a titular?

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Não posso falar do onze. Já conhece a minha metodologia. Todos os jogadores da convocatória são importante, é um processo contínuo, Palhinha é diferente, a confiança é alta. É importante, está preparado para ajudar a Seleção. 19 jogadores jogaram no último estágio, a ideia é que estejam preparados para ajudar. O futebol moderno é um jogador preparado para ajudar."

Plano para Francisco Trincão

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"É um jogador especial, criativo, virtuoso, em pouco espaço consegue mostrar a sua qualidade. Acho que Trincão é um jogador importante para nós, foi determinante nos quartos de final contra a Dinamarca. Valorizamos muitos os jogadores que possam ajudar. O número de minutos faz parte do equilíbrio, o aspeto estratégico. É um jogador muito importante para nós."

Estágio mais longo que o habitual

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"É importante porque o estágio de setembro foi igual mas tivemos de apanhar um avião. É importante para focar e experimentar o que queremos fazer no relvado. Noutros estágios precisam de apanhar ideias com vídeos. Tivemos aspetos mais individualizados, jogadores da Arábia Saudita tiveram jogo há 10 dias. Depois, estar na relva muito mais tempo do que normalmente estamos."

O 'bate boca' entre os presidentes

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Posso falar da minha experiência, já tivemos jogos em que há eleições, quando há um treinador novo.... O futebol é uma coisa; todos juntos somos uma seleção. O foco é positivo e saudável. A rivalidade em Portugal é boa e faz com que estejam a tentar melhorar."

Razão para a chamada de João Neves

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"A nossa relação com o PSG é perfeita. Tudo aquilo que foi dito fora não é certa. A comunicação é boa. Tínhamos a possibilidade de que o João jogasse o último jogo. É importante continuar com a nossa metodologia para preparar o futuro. Não chamamos jogadores que não estão aptos. Não há confusão, o que há é uma situação em que o Cancelo e o Neves não estão. Temos a oportunidade de mostrar o mesmo nivel com jogadores diferentes. Temos uma polivalência que é muito importante para criar um grupo muito forte."

'Guerra' dos três 'grandes'

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Em Portugal temos uma rivalidade muito forte mas o que é importante é a formação dos jogadores, que é exemplar. Os aspetos onde vemos talento português com possibilidade para chegar aos melhores balneários. É isso que é importante para o selecionador. É importante criar espaços de partilha, Portugal é um país de formação. Foco de um balneário que está a trabalhar muito bem, queremos usar a força dos nossos adeptos e tentar ganhar mais um jogo."

Importância do encontro

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"O que é importante é ter o melhor desempenho e tentar ir passo a passo. É uma fase esquisita, não há margem de erro. A preparação foi boa, o foco é a Irlanda. Não a podemos subestimar. Teve um jogo difícil na Arménia. Esperamos uma reação da Irlanda e é nisso que nos focamos."

É agora a vez de Roberto Martínez

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

Chega Roberto Martínez à sala de imprensa, substituindo Bruno Fernandes.

João Félix e a mudança para o Al Nassr

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"O João é um jogador de topo. Nos últimos anos tentou encontrar o seu espaço. Estamos felizes. Sabemos o que pode dar à equipa, está mais confiante. Consegui ver isso nos últimos dois jogos, o que deu ao jogo."

Sonho de vencer o Mundial

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"O nosso primeiro objetivo é ganhar, qualificar e estar no Mundial. Num torneio tão curto sabes que com poucas vitórias consegues chegar à final. Sonhei com isto desde muito pequenino, sonhava com eles, Assim irei continuar a sonhar até que esse sonho seja cumprido."

Função esta época no United

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Gosto de jogar futebol, indepedentemente da posição, vou fazer o melhor. Toda a gente tem posições preferidas. Num espaço com muita qualidade tens de adaptar. Fiz estas posições com Jorge Jesus no Sporting. Quando vês de frente consegues encontrar mais espaços, o risco é menor. Quando jogo a 10 o objetivo é criar jogadas, finalizar. Adapto-me àquilo que é jogo coletivo. O mais importante é ganhar, quero jogar o melhor possível."

Estrelas na seleção podem impedir bom ambiente?

Davide Rodrigues Araújo há 20 horas

"Acho que tendo um ambiente são e positivo é sempre melhor. Se só isso chega? Não. Acho que há que juntar um bocadinho de tudo. O mais importante é meter o ego de lado. Todos ficamos aziados quando não jogamos, mas há que tornar essa azia em algo positivo. O grupo tem de estar acima de tudo. Não estive nessa seleção de Inglaterra, mas aqui o ambiente é bom e a qualidade é muito grande."

Nuno Mendes é o melhor do mundo?

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Eu apanhei-o no Sporting. A primeira época que o Nuno faz é comigo lá ainda na Suíça, já o conheço à muitos anos, sempre foi um miúdo muito envergonhado, mas extrovertido ao mesmo tempo. Está nas bocas do mundo por uma só razão, que é a sua qualidade, mas se é o melhor do mundo, não me cabe a mim decidir, porque se coubesse a mim, escolhia um português todos os anos. Temos muitos nomes com alto nível, mas acho que os jogadores do PSG saem nas bocas do mundo pela grande época que tiveram. Infelizmente para nós, nenhum deles conseguiu levar o prémio de melhor do mundo, mas o facto de lá estarem entre os melhores é um motivo de orgulho enorme."

O tema das grandes penalidades

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Muito sinceramente, os dois penáltis que falhei não foram com a minha técnica habitual. É algo que tenho de estudar melhor, normalmente gosto de ver o que os guarda-redes fazem, mesmo antes do jogo com um dos treinadores de guarda-redes. Infelizmente para mim, e não é que este ano os guarda-redes tenham sido muito bons, porque só um deles defendeu, que o outro mandei a bola para um sítio que não devia ter mandado, mas são momentos que dependem de mim. Mas sempre que for escolhido vou fazê-lo com crença nas minhas capacidades, porque também há um treinador que confia em mim e que quer que eu saia do lance com sucesso, e é algo que tenho de continuar a trabalhar, porque era algo que tinha um êxito muito grande. Esta época em três, falhei dois, mas não quero falhar nenhum."

União ajuda a conquistar títulos?

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Esta união que falámos vai um pouco contra o que acabou de dizer. Não existem indiscutíveis na seleção. Há uns que jogam mais minutos que outros, que é normal quer numa seleção, quer num clube, mas o facto de todos se sentirem indiscutíveis ajuda a que os treinos sejam muito competitivos, de um nível muito alto e que fazem com que estejamos mais perto de derrotar qualquer adversário.

A união que temos neste grupo é muito saudável, muito sana, onde não só em campo, como fora dele, com jogos que fazemos entre nós, não está cada um no seu quarto nos tempos 'mortos', tentamos fazer coisas que ajudem a que o grupo cresça. Foi algo que o mister também nos disse, que o importante era nós sairmos daqui a acharmos que acrescentámos algo ao grupo e não há nada mais importante para nós que isso. Seja nos jogos ou fora deles, há que acrescentar algo de positivo ao grupo."

Seleção ajuda a descomprimir do United?

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Não. São coisas diferentes, obviamente que estar na seleção é estar em casa, com o nosso povo, é falar português, é comer a nossa comida, tudo isso faz com que me sinta muito bem aqui. O sol também ajuda muito [risos]. Mas também gosto muito de estar em Manchester. Adoro a pressão que tenho lá, é algo que tenho de me dar por feliz, porque significa que o objetivo é maior do que o que temos conseguido, e eu gosto de desafios."

Ajuste de contas com Kelleher?

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Todos os dias são bons dias para acertar contas, mas obviamente que foi mais forte que eu nesse penálti, ele esteve muito bem e eu muito mal, mas não é algo que mexa com a minha cabeça. O meu objetivo amanhã, caso seja um dos escolhidos pelo mister para estar nos onze que entram em campo, não é marcar golo mas sim ganhar o jogo. Num jogo de futebol há algo que representa mais do que a individualidade, que é o nosso grupo. Estar mais perto do Mundial é muito mais importante para mim do que acertar contas com o guarda-redes da Irlanda."

Pressão extra depois da Liga das Nações?

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Não, a seleção joga sempre para ganhar. Desde que cá cheguei que o objetivo é ganhar em todos os jogos. Ganhei a primeira Liga das Nações com outro treinador, e acho que nunca nos passou pela cabeça algo que não fosse ganhar. Temos outras seleções muito fortes com quem iremos jogar, o Mundial é um grande sonho para nós e para todos os portugueses, é um sonho meu desde pequeno. Acho que não existe uma pressão maior agora, porque representar este país é um privilégio, que vem com uma grande responsabilidade."

Resultados da Irlanda

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"Os resultados não são o que mais importam para o jogo de amanhã. Vão jogar contra uma seleção diferente, que é a nossa. Sabemos dos perigos que nos podem causar, são uma equipa muito intensa, muito forte nas segundas bolas, as bolas paradas é um dos seus pontos mais fortes. Sabendo disto, queremos ficar com bola, fazer os passes nos momentos certos, porque eles são muito organizados a nível defensivo, com um poderio físico muito grande e temos de trabalhar da melhor forma para encontrar o caminho para o golo."

Interesse da Arábia Saudita

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

"É um cenário que não se falou comigo, porque não me falaram em nada disso. Quando houve interesse, falei abertamente sobre isso, eu gosto de aproveitar o presente, quero focar-me na seleção, no jogo de amanhã. Se não sei se amanhã vou jogar, quanto mais se irei deixar o Manchester United daqui a um ano, mas não é algo que me preocupa. Estou feliz onde estou, senão não tinha ficado."

Aí está Bruno Fernandes

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

O médio português chega neste preciso momento à sala de imprensa da Cidade do Futebol e está pronto para responder às questões dos jornalistas.

Início de cobertura

Davide Rodrigues Araújo há 21 horas

Boa tarde. Começamos a cobertura da conferência de imprensa de Roberto Martínez e de Bruno Fernandes, em antevisão ao jogo entre Portugal e a República da Irlanda, a partir das 17h00.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si