Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Certificados Covid: "Constrangimentos maioritariamente ultrapassados"

Constrangimentos foram "maioritariamente ultrapassados às 14 horas", refere um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM). A emissão de certificados via app SNS 24 encontra-se ainda "em vias de estabilização".

Certificados Covid: "Constrangimentos maioritariamente ultrapassados"
Notícias ao Minuto

17:10 - 01/12/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

Teve problemas a emitir o seu certificado digital Covid-19 durante o dia de hoje? Num esclarecimento enviado às redações, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda  confirmam que "às 12h00 de hoje foram reportadas dificuldades pontuais na emissão de certificados digitais COVID da UE", assegurando que o problema técnico já foi identificado e resolvido. Pelo menos no site. 

"A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) identificaram e resolveram imediatamente o problema técnico reportado", lê-se na nota. 

Assim, "os constrangimentos foram maioritariamente ultrapassados às 14h00, ficando imediatamente disponível a emissão de certificados digitais COVID da UE via portal do SNS 24", asseguram as duas entidades.

Contudo, a emissão de certificados via app SNS 24 encontra-se ainda "em vias de estabilização", pelo que, neste período, "se recomenda o recurso preferencial à emissão de certificados via portal do SNS 24".

Os problemas reportados surgiram precisamente no dia em que entraram em vigor novas regras para conter a pandemia no país, entre as quais a obrigatoriedade de apresentação de certificado no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados, além de casinos e bingos.

O acesso a lares, estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais ou desportivos e discotecas passa a exigir a apresentação de teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo, aplicando-se esta medida também a pessoas vacinadas contra a covid-19.

Também a partir de hoje todos os passageiros provenientes de voos internacionais, independentemente de possuírem certificado de vacinação são obrigados a apresentar um teste negativo de diagnóstico à covid-19 no momento do embarque, à exceção dos viajantes com certificado de recuperação da covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Certificados sem problemas; ECDC apoia vacinação de crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório