Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Idoso de 80 anos desaparecido é encontrado “em estado debilitado”

O homem terá sido visto pela última vez às 13h do dia de ontem, a circular num quadriciclo numa zona de pinhal, não tendo regressado a casa, nem contactado a família.

Idoso de 80 anos desaparecido é encontrado “em estado debilitado”
Notícias ao Minuto

16:19 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covilhã

Um idoso de 80 anos que tinha sido dado como desaparecido em Cortes do Meio, no concelho da Covilhã, foi ontem encontrado “em estado debilitado” pelo Comando Territorial de Castelo Branco.

O homem terá sido visto pela última vez às 13h do dia de ontem, a circular de quadriciclo numa zona de pinhal, não tendo regressado a casa, nem contactado a família.

Esta, por sua vez, deu o alerta às 19h, e, durante a operação de buscas, foi possível localizar “o veículo despistado num caminho florestal, nas proximidades da localidade”. O idoso foi encontrado pelas 23h, “em estado debilitado”, numa zona de densa vegetação e de difícil acesso, a cerca de 100 metros do local do despiste.

As autoridades adiantam ter sido acionada assistência médica para o local, que transportaram o homem até a uma unidade hospitalar, para monitorização do seu estado de saúde.

A ação, dos Postos Territoriais de Covilhã, Teixoso e Tortosendo, contou com o reforço do Posto de Intervenção de Proteção e Socorro da Covilhã da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) e com o apoio dos Bombeiros da Covilhã.

A Guarda recorda que, em caso de desaparecimento de idosos, “os familiares devem procurar conhecer as [suas rotinas] e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa”, de modo a aí iniciarem a sua busca.

Além disso, os idosos devem, sempre que possível, fazer-se acompanhar “de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular”.

Por fim, as autoridades recomendam que os idosos tenham “sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos”.

Leia Também: GNR encontra em Palmela cão desaparecido há mais de seis anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório