Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

UC cria espaço de atendimento e acolhimento de estudantes

A Universidade de Coimbra (UC) ganhou um novo espaço destinado ao atendimento e aconselhamento dos estudantes, denominado "Student Hub", que agrega serviços, projetos de inovação social, voluntariado e experiências com o mercado de trabalho.

UC cria espaço de atendimento e acolhimento de estudantes
Notícias ao Minuto

18:36 - 13/10/21 por Lusa

País Coimbra

"A nossa expectativa é que quando um estudante se dirija ao 'Student Hub', enfim possa escolher o que é que quer, qual é o guiché para onde vai, como se fosse uma loja do cidadão, e faz isso utilizando um código 'Qr code' e quando lá chega, a pessoa que está no atendimento tem a informação daquele estudante", disse hoje, na sessão de inauguração, o reitor da UC Amílcar Falcão.

O espaço 'Student Hub' localizado no rés-do-chão da antiga Faculdade de Medicina, no Polo I da UC, resultou de uma requalificação do espaço, de modo a agregar vários serviços e funcionalidades.

Este será um serviço "de um atendimento integrado, com proximidade, com qualidade e que permita num único espaço a resposta aos vários anseios, às várias necessidades e às expectativas dos nossos estudantes, mas também da restante comunidade", referiu na sua intervenção a vice-reitora da UC para os assuntos académicos e atratividade de estudantes pré-graduados Cristina Albuquerque.

"Este espaço tem também um conjunto de oportunidades e de espaços que vão ajudar-nos a construir estes outros objetivos de aprendizagem global, esses outros espaços remetem-nos por exemplo, para o laboratório de Design Thinking", explicou.

O 'Student Hub' tem um circuito integrado de serviços e informações administrativas, com participação dos serviços de gestão académica, serviços de ação social e divisão de relações internacionais, um posto de atendimento do serviço de estrangeiros e fronteiras, um núcleo de promoção da empregabilidade, uma academia de criadores e um laboratório de Design Thinking.

O local integra um gabinete da Câmara Municipal de Coimbra para prestar atendimento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), ou seja, o estudante pode comprar e recarregar o seu passe, etc.

Um dos objetivos do 'Student Hub' passa por "baixar drasticamente o tempo de resposta" para determinadas questões, que sem este espaço "demoraria ou poderia demorar, com facilidade, algumas semanas", explicou Amílcar Falcão na sua intervenção.

"Este será um exemplo de acolhimento aos nossos estudantes para que eles se sintam cada vez mais apoiados, cada vez mais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, no processo de investigação e no processo de inovação", concluiu.

A conferência de imprensa de inauguração do 'Student Hub' contou ainda com a intervenção do vice-reitor da UC para o património, edificado e infraestruturas, Alfredo Dias, e do presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Assunção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório