Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Conheça 'Puss', o primeiro cão da GNR a protagonizar um filme português

Em 1964, um canídeo da Guarda Nacional Republicana foi uma das estrelas da película '9 rapazes e um cão', de Constantino Esteves.

Conheça 'Puss', o primeiro cão da GNR a protagonizar um filme português
Notícias ao Minuto

08:51 - 08/10/21 por Notícias ao Minuto

País Cinotecnia

A cinotecnia da Guarda Nacional Republicana (GNR) comemora 65 anos e a data (redonda) não está a ser deixada passar em branco. Nas redes sociais, os militares têm publicado diversas histórias e curiosidades acerca das equipas que unem homens e cães em prol do bem comum e da segurança. 

Esta quinta-feira, no Facebook, foi dia de ser partilhado mais um 'capítulo'. O protagonista lembrado foi o cão 'Puss', um canídeo pertencente à GNR que foi o primeiro a participar num filme português. 

"A presença dos cães da GNR em diversos programas televisivos, filmes, peças teatrais, óperas, telenovelas, séries, peças teatrais, etc., foi sempre uma constante ao longo do tempo", começam por recordar os militares. 

A primeira participação "ocorreu em 29 de maio de 1964", num "filme português, realizado por Constantino Esteves, no qual foi protagonista o nosso o cão 'Puss', que no filme se chamava 'Farrusco'", é ainda lembrado.

O filme intitula-se '9 rapazes e um cão', com a sinopse a revelar que se trata da "comovente história de Pedrito e do seu cão Farrusco". 

Veja, abaixo, um excerto do filme: 

Leia Também: DocLisboa quer recuperar "experiência absolutamente coletiva" com público

Recomendados para si

;
Campo obrigatório