Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

Portugal já entregou mafioso Francesco Pelle às autoridades italianas

Chefe da máfia Calabresa foi detido no Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internado devido à Covid-19. Era um dos oito fugitivos à Justiça mais perigosos de Itália.

Francesco Pelle, chefe da máfia Calabresa, foi, esta quinta-feira, entregue por Portugal às autoridades italianas, revelou a Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ) num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A Polícia Judiciária, através da Unidade de Cooperação Internacional (UCI) e da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), procedeu nesta data, à entrega do cidadão italiano Francesco Pelle, às autoridades italianas, após Despacho de Extradição, emanado pelo Tribunal da Relação de Lisboa", pode ler-se. 

"Por motivos de segurança e sigilo da operação", a entrega de Pelle "teve lugar no Aeroporto Militar de Lisboa - AT1, de onde o detido viajou com destino a Itália, a bordo de aeronave oficial da República Italiana". 

Este momento "foi o corolário de uma intensa ação de cooperação internacional e de troca de informação, entre as Autoridades Italianas e Portuguesas", é ainda destacado pela Autoridade nacional. 

De recordar que Pelle foi detido pela PJ no passado dia 20 de abril, "na sequência de Mandado de Detenção Europeu", emitido pelas autoridades de Itália, para cumprimento de pena de prisão.

Notícias ao Minuto Francesco Pelle© DR

Francesco Pelle, chefe da máfia Calabresa, foi detido no Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internado devido à Covid-19. O homem, de 44 anos, líder de uma das organizações criminosas mais famosas do mundo, estava em fuga desde 2007, altura em que foi condenado a prisão perpétua, e, alegadamente, a viver em Portugal desde 2019.

Ao que tudo indica, Francesco Pelle, conhecido por 'Ciccio Paquistanês', é um dos dirigentes da 'Nadrangheta', a máfia da região da Calábria e era responsável pelo controlo da entrada de cocaína na Europa. Segundo a imprensa italiana, o criminoso era um dos oito fugitivos à Justiça mais perigosos de Itália.

Veja as imagens da entrega de Pelle na galeria acima.

[Notícia atualizada às 19h05]

Leia Também: Lojistas da Mouraria assustados com violência da "máfia bengali"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório