Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ao volante com chuva? Eis os cuidados a ter antes e durante a condução

Guarda Nacional Republicana adverte que "a má visibilidade, a perda de aderência e o maior desgaste da viatura são os principais fatores que concorrem para uma maior perigosidade da condução" em condições adversas.

Ao volante com chuva? Eis os cuidados a ter antes e durante a condução
Notícias ao Minuto

14:55 - 15/09/21 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

Esta semana, a chuva não tem dado tréguas. Na estrada, o mau tempo pode ser uma causa de acidentes e, como todo o cuidado é pouco, a Guarda Nacional Republicana (GNR) decidiu dar uma ajuda. Nas redes sociais, os militares indicam que cuidados deve ter antes de iniciar a viagem e durante a condução, se se estão a manifestar fenómenos climáticos adversos. 

"A má visibilidade, a perda de aderência e o maior desgaste da viatura são os principais fatores que concorrem para uma maior perigosidade da condução com condições climatéricas adversas", começa por adiantar a GNR numa publicação no Facebook.

Assim, deve adaptar a sua condução "ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo e à intensidade do trânsito", mantendo as seguintes recomendações em mente. 

Antes de iniciar uma viagem:

  • "Verifique se os pneus estão em bom estado de conservação e pressão;
  • Certifique-se o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento;
  • Assegure-se do bom funcionamento do sistema de travagem, do limpa para-brisas e do estado de conservação das escovas."

Durante a condução:

  • "Aumente a distância de segurança entre veículos;
  • Modere a velocidade;
  • Circule com os 'médios' ligados".

Leia Também: Chuva provoca mais de 120 inundações no Alentejo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório