O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel, deteve, no dia 10 de julho, 16 pessoas pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, branqueamento de capitais e detenção de arma proibida, no concelho de Aljustrel e Alcácer do Sal.
Numa nota enviada às redações esta segunda-feira, a força de segurança revela que em causa está uma investigação pelo crime de tráfico de estupefacientes que durava há cerca de dois anos.
Os militares da Guarda apuraram que os suspeitos "atuavam de forma organizada e hierarquizada, dedicando-se à prática de diversos ilícitos criminais".
No decorrer das diligências, foi dado cumprimento a 21 mandados de busca, nomeadamente, 13 domiciliárias, cinco em veículos e três em estabelecimentos.
No decorrer da operação policial, a GNR apreendeu 3.080 doses de heroína; 2.197 doses de haxixe; 2.155 doses de cocaína; oito botijas de óxido nitroso; seis carabinas; quatro pistolas; três revólveres; três réplicas de arma de fogo; 18 armas de ar comprimido; três catanas; um punhal; 30 bastões extensíveis; 244 munições; cinco automóveis; três motociclos; duas trotinetes; dois velocípedes; uma scooter elétrica; dois frascos de amoníaco.
Os detidos são 13 homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos.
Os suspeitos serão presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Ourique para aplicação das medidas de coação.
Nesta operação foram empenhados um total de 160 militares da GNR, com o reforço de militares da Investigação Criminal dos Comando Territorial de Beja, Faro e Setúbal, Destacamento de Intervenção de Beja, Évora e Faro, Grupo de Intervenção e Ordem Pulica, Grupo de Intervenção e Operações Especiais e Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção e diversos Postos Territoriais do Comando Territorial de Beja.
Mais de 400 detidos numa semana, 43 por tráfico de estupefacientes
No fim de semana, a GNR havia divulgado um balanço da sua atividade operacional diária, em todo o território nacional, referente ao período compreendido entre os dias 4 a 10 de julho. Nessa semana, foram detidas 476 pessoas em flagrante, 43 delas por tráfico de estupefacientes.
A maior parte das detenções - 236 - foram por condução sob o efeito do álcool. Houve ainda 79 por condução sem habilitação legal, 19 por violência doméstica, 11 por furto e roubo, dez por posse ilegal de armas e arma proibida e dois por incêndio florestal.
A GNR apreendeu um total de 11.072,2 doses de haxixe; 1.404,05 doses de cocaína; 156,7 doses de MDMA; 72,7 doses de heroína; 60,94 doses de liamba; 2,149 pés de canábis; 55 comprimidos de MDMA; 40 comprimidos de anfetaminas; 42 selos de LSD; 265 munições de diversos calibres; 33 armas de fogo; 26 armas brancas ou proibidas; 18 veículos; 54 399,74 euros.
No que diz respeito ao trânsito, foram detetadas 8.016 infrações, destacando-se 1.496 excessos de velocidade; 996 por falta de inspeção periódica obrigatória; 421 relacionadas com tacógrafos; 303 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 286 por falta de seguro de responsabilidade civil; 268 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 244 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 234 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
Leia Também: Homem de 46 anos morre atropelado enquanto trabalhava na recolha de lixo