Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Joe Berardo já apresentou proposta para pagamento da caução

Empresário saiu em liberdade no dia 2 de julho e tinha 20 dias para depositar o dinheiro ou dar garantias.

Joe Berardo já apresentou proposta para pagamento da caução
Notícias ao Minuto

18:58 - 20/07/21 por Notícias ao Minuto

País Berardo

Joe Berardo já apresentou uma proposta de pagamento da caução de cinco milhões de euros imposta pelo juiz Carlos Alexandre para que o empresário pudesse sair em liberdade, avança esta terça-feira a TVI.

A proposta de pagamento já terá chegado ao magistrado, a quem cabe agora decidir se aceita ou não.

Berardo saiu em liberdade no dia 2 de julho, depois de ter sido detido num processo que investiga fraude, burla e abuso de confiança. 

Ficou sujeito a apresentar a caução - a maior da história da Justiça portuguesa - nos 20 dias seguintes.

Recorde-se que Joe Berardo e o advogado, André Luiz Gomes foram detidos no final de junho, acusados dos crimes no âmbito do processo da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O Comendador madeirense e o seu advogado estão indiciados por burla qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsidade informática, falsificação, abuso de confiança e descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público.

O caso, que conta com 11 arguidos (cinco pessoas individuais e seis pessoas coletivas) foi tornado público depois de uma operação policial em que foram feitas cerca de meia centena de buscas, três das quais a estabelecimentos bancários.

Em causa no processo está um grupo "que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros" e que terá causado "um prejuízo de quase mil milhões de euros" à CGD, ao Novo Banco e ao BCP.

Leia Também: Berardo e Vieira? "Há muito espetáculo a envolver estas detenções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório