Sindicato dos Médicos do Sul acusa Hospital de Cascais de violar a lei

Estrutura diz que os cuidados de saúde materna estão em risco naquela unidade, que acusa de colmatar as falhas de pessoal com profissionais que não são da especialidade.

NÃO USAR

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
01/07/2021 08:47 ‧ 01/07/2021 por Notícias ao Minuto

País

Médicos

O Sindicato dos Médicos do Sul diz que os cuidados de saúde materna estão em risco no Hospital de Cascais e acusa a administração de violar a lei ao colmatar as falhas de pessoal com profissionais que não são da especialidade.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a estrutura relata que teve conhecimento do recrutamento, através de uma empresa de trabalho temporário, de médicos de Medicina Geral e Familiar para a urgência de Obstetrícia e Ginecologia daquela unidade.

"De forma a colmatar as sucessivas falhas de pessoal nas equipas de urgência, a administração hospitalar, em acordo com a direção de serviço, opta por subverter as escalas, colocando médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar a desempenhar funções que devem caber a médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia", denuncia o Sindicato, apontando que se trata de uma decisão ilegal, por violar a Portaria n.º 8/2014 e a norma do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul conta que o Serviço de Urgência tem sido assegurado "apenas por três elementos, muitas vezes apenas por um especialista e dois internos" e alerta para a urgência de  tomar medidas que motivem a fixação dos médicos, reforçando o Serviço Nacional de Saúde e dando condições dignas de trabalho para quem nele exerce.

"A qualidade da prestação de cuidados à saúde da mulher e da grávida está em risco num hospital que se recusa a assumir as falhas de pessoal e vai tentando colmatar através de profissionais que não são da especialidade", acrescenta o comunicado.

Leia Também: Grupo Lusíadas Saúde não concorre à PPP no Hospital de Cascais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas