Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Operação Marquês distribuído à juíza do processo de Rui Pinto

Margarida Alves é agora a juíza responsável por ambos os processos.

Operação Marquês distribuído à juíza do processo de Rui Pinto
Notícias ao Minuto

14:50 - 11/06/21 por Notícias ao Minuto

País Operação Marquês

O processo da Operação Marquês foi distribuído à juíza que também é responsável pelo processo 'Football Leaks', que envolve Rui Pinto, informa esta sexta-feira a RTP. 

A distribuição do processo decorreu durante a manhã de hoje e a escolha recaiu sobre Margarida Alves, que já tem nas mãos o julgamento do mediático caso do hacker português. 

Dos 28 arguidos na Operação Marquês foram pronunciados, além de José Sócrates e Carlos Santos Silva, o antigo número um do Grupo Espírito Santo Ricardo Salgado, pela alegada prática de três crimes de abuso de confiança, o antigo ministro Armando Vara, por alegada lavagem de dinheiro, e o ex-motorista de Sócrates João Perna, por alegada posse ilegal de arma.

Na decisão instrutória do processo, o juiz Ivo Rosa decidiu que José Sócrates, acusado de 31 ilícitos, vai a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e outros três de falsificação de documentos, os mesmos pelos quais o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva está pronunciado.

O juiz deu como provado que o empresário corrompeu o antigo chefe de Governo, configurando um crime (corrupção ativa sem demonstração de ato concreto) que considerou estar prescrito.

Leia Também: "Juiz não pode enviar processo para julgamento à pressa e a todo o custo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório