Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Violento (e enorme) granizo atinge distrito de Vila Real. Eis as imagens

Foram momentos de intenso granizo que se viveram durante a tarde desta segunda-feira. Viticultores e autarcas das freguesias de Abaças e Guiães descrevem "cenário de catástrofe".

Momentos de violento granizo de grandes dimensões - acompanhado por chuva intensa e, por vezes, de trovoada - arrasaram, na tarde desta segunda-feira, muitas das culturas no distrito de Vila Real. Descrito como sendo do tamanho de "nozes" ou de bolas de pingue-pongue, o fenómeno meteorológico levou a um "cenário de catástrofe", descreveram os viticultores e autarcas das freguesias de Abaças e Guiães. 

Para exemplificar a dimensão do granizo, Filipe Brigas, presidente da Junta de Freguesia de Abaças, referiu que as pedras lhe partiram "o vidro de um carro" e "amolgaram mais dois".

Mais de duas horas depois ainda havia, acrescentou, "carreiras e carreiras cheias de granizo nas vinhas". "Nunca vi assim granizo tão grande na minha vida". 

Na freguesia vizinha de Guiães, também o presidente da junta, Paulo Correia, disse que "nunca tinha visto uma coisa assim" e referiu que o granizo e chuva provocaram consequências a nível das vinhas, também arrastaram pedras e terras para as estradas e inundações em algumas casas. "Cerca de 80 a 90% das vinhas aqui da freguesia estão destruídas". 

Após a queda de granizo, foram muitos os que partilharam fotografias nas redes sociais, bem como na página de Facebook 'Meteo Trás-os-Montes'.

Veja, na galeria acima, algumas das imagens divulgadas. Em baixo, os vídeos. 

Leia Também: Granizo do tamanho de bolas de pingue-pongue chegou a Vila Real com chuva

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório