Vive no estrangeiro? Já tem mais alternativas para levantar o CC

Portaria n.º 46/2021, publicada na terça-feira em Diário da República, já está em vigor.

Cartão de Cidadão

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
04/03/2021 16:51 ‧ 04/03/2021 por Notícias ao Minuto

País

Cartão de Cidadão

Os portugueses que estiverem no estrangeiro têm ao seu dispor, a partir de agora, mais alternativas para levantar o Cartão de Cidadão (CC).

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Governo informa que a Portaria n.º 46/2021, publicada na terça-feira em Diário da República, já está em vigor e vai permitir aos postos e secções consulares no estrangeiro enviar, de forma segura, para o domicílio dos portugueses no estrangeiro, o Cartão de Cidadão, através de entidades locais, “de modo a alargar os pontos de entrega deste documento”.

Recorda o Executivo que esta medida é “particularmente relevante no atual contexto pandémico, com as restrições à mobilidade das pessoas”.

A portaria agora publicada resulta da articulação entre as áreas governativas dos Negócios Estrangeiros, Justiça e Modernização do Estado e da Administração Pública e é mais um passo, segundo o Governo, “no sentido de garantir o mesmo nível de acesso, proximidade e qualidade dos serviços públicos prestados aos nossos concidadãos, independentemente do local onde se encontram”.

Atualmente existem cerca de 3,5 milhões de titulares de Cartões de Cidadão com residência no estrangeiro, distribuídos por 197 países e regiões. O número de CC com morada no estrangeiro continua a aumentar, mesmo no contexto de pandemia da doença Covid-19 que hoje vivemos, ascendendo atualmente a uma média de 37.500 por mês.

Leia Também: Registos e Notariado. Sindicato quer vacinação para "linha da frente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas