Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Número de civis na PSP e GNR pode aumentar para cinco mil

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, quer libertar os polícias e guardas da GNR de trabalhos administrativos de forma a ter mais operacionais na rua. Para isso, explica o Diário de Notícias, a tutela pretende incluir cerca de cinco mil civis nos quadros das duas forças de segurança.

Número de civis na PSP e GNR pode aumentar para cinco mil
Notícias ao Minuto

11:54 - 04/02/14 por Notícias ao Minuto

País Tutela

A medida será aplicada ainda no decorrer desde ano. De acordo com o Diário de Notícias, o objetivo de Miguel Macedo é o de libertar elementos das forças de segurança com formação operacional de funções administrativas, substituindo-os na secretaria por elementos civis.

“Gradualmente será possível ocupar todos os cargos de apoio, de secretaria, por quadros civis libertando os quadros policiais para funções operacionais”, explicou fonte do Ministério da Administração Interna ao Diário de Notícias.

A estratégia de Miguel Macedo passa então por substituir os policias que ocupam funções administrativas e que passam à reforma por elementos civis na medida em que por cada dois polícias que saiam, entre um elemento policial e um elemento civil.

De acordo com o relatório que a tutela pediu, o ano passado, à PSP e GNR sobre os cargos que não exigem formação policial, serão pelo menos cinco mil as vagas em aberto para elementos civis.

A ser aplicada, esta medida não só aumentaria o número de elementos das forças de segurança na rua, como permitira ao Estado poupar, anualmente, cerca de 16 milhões de euros em suplementos pagos aos agentes da autoridade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório